Práticas Sociais e Colecionismo: Identificação e Documentação de Coleções
Evento
/e/9510-praticas-sociais-e-colecionismo-identificacao-e-documentacao-de-colecoes: Museu Antropológico da UFG (câmpus I)
: 12 a 14 de Abril 2007
O Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás realiza, de 13 a 15 de abril de 2007, o minicurso de extensão Práticas Sociais e Colecionismo: Identificação e Documentação de Coleções, como atividade prevista no projeto Sistematização da documentação referente ao patrimônio cultural imaterial do Estado de Goiás (convênio IPHAN / FUNAPE-UFG). O minicurso será ministrado pela professora Vânia Carneiro de Carvalho, especialista em documentações iconográficas no museu paulista da USP, a qual prestará consultoria à equipe do projeto durante o período que estiver em Goiânia.
O minicurso Práticas Sociais e Colecionismo: Identificação e Documentação de Coleções tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e práticos para a pesquisa em coleções museológicas relacionados a arquivos biográficos, memoriais e iconográficos. Participarão da atividade membros vinculados ao projeto, profissionais da UFG e profissionais da região nas áreas de arquivo, bibliotecas, museus e áreas afins relativas a arquivos etnográficos. Tal capacitação, além de fornecer metodologias específicas sobre a pesquisa em acervos documentais, propiciará também a atualização da discussão contemporânea sobre o tema. Trata-se, portanto, de uma oportunidade para formação profissional em uma área recente e ainda carente de especialistas.
O referido projeto está sendo desenvolvido pelo Museu Antropológico, com equipe interdisciplinar composta por pesquisadores da UFG e de outros órgãos, bem como por estagiários graduandos da UFG em áreas diversas do conhecimento, sob coordenação da Profª. Drª. Telma Camargo da Silva. O projeto visa realizar pesquisa documental sobre o patrimônio cultural imaterial do Estado de Goiás e diagnosticar as condições de conservação e acondicionamento desses acervos, bem como o funcionamento das instituições que os abrigam. O minicurso é uma das atividades que subsidiarão a principal meta do projeto: criar e sistematizar as informações obtidas num banco de dados, cuja consulta seja acessível à comunidade interessada. Maiores informações sobre o projeto poderão ser obtidas na página www.museu.ufg.br.