Museu Antropológico promove colóquio sobre territórios indígenas

Evento

/e/9503-museu-antropologico-promove-coloquio-sobre-territorios-indigenas

: Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Iesa), câmpus II da UFG

: 29 de Março 2007 às 21:00 a 01 de Novembro 2013 às 12:40

O Setor de Etnolingüística do Museu Antropológico da UFG promove nesta sexta-feira, 30 de março, das 15h às 16h30, o colóquio “Territórios indígenas: uma abordagem antropológica e geográfica”. O palestrante, Alex Ratts, graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Geografia e doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), é professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA/UFG). Coordenador geral do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Descendentes (NEAAD/UFG) e integrante do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena, Ratts realiza e orienta pesquisas que fazem interseção entre raça/etnia, gênero e espaço.

O colóquio será realizado no Anfiteatro do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Campus Samambaia), com entrada franca, e tem como público-alvo: pesquisadores, professores e estudantes de Letras e Lingüística, Ciências Sociais, Pedagogia, História, áreas afins e interessados por estudos indígenas.

A pesquisa de Alex Ratts aborda a noção de território sob a perspectiva da Geografia Cultural, segundo a qual o território é pensado como apropriação do espaço por coletividades variadas – empresas, igrejas, grupos religiosos, raciais e étnicos – observando práticas espaciais e culturais desses grupos. Na Antropologia Cultural, a noção de território está voltada para uma gama de grupos, agregando significados que se estendem para além dos espaços ocupados. Nestas pesquisas realizadas com indígenas e quilombolas no Nordeste brasileiro, na interface entre a Antropologia e a Geografia, o território é tratado como espaço apropriado e como repertório de lugares de um grupo étnico. Essa comunicação focaliza os Tremembé de Almofala, situados no município de Itarema – Ceará.

 

Maiores informações:

Coordenação de Intercâmbio Cultural

Museu Antropológico, Universidade Federal de Goiás

Praça Universitária, 1166, Setor Universitário

Goiânia – GO. 74001-970   Fone: (62) 3209-6010 (r.24 ou 47)

Site: www.museu.ufg.br
Endereço eletrônico: mdvieira@museu.ufg.br
 

Coordenação dos Colóquios Lingüísticos

Prof. Christiane Cunha de Oliveira

Setor de Etnolingüística, Museu Antropológico

Endereço eletrônico: christianecunha@letras.ufg.br