III Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde
Evento
/e/9401-iii-congresso-brasileiro-de-telemedicina-e-telessaude: Rio de Janeiro
: 07 a 09 de Novembro 2007
A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), promoverá, entre os dias 8 e 10 de novembro, o III Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTM). A UFG estará representada no evento em duas mesas-redondas: Geórgia Peres falará sobre a Liga de telemedicina da UFG e Alexandre Taleb sobre Telemedicina e Telessaúde em Goiás.
O objetivo do evento é difundir as atividades de telemedicina, apresentando novos projetos e resultados e discutindo as possibilidades de atuação nessa área, dada a infra-estrutura disponível. O congresso contará com apresentações de projetos, programas e iniciativas nas áreas de telemedicina e
telessaúde, além de conferências, mesas redondas e cursos. Estarão presentes representantes de universidades, centros de pesquisa e outras organizações de várias regiões do país.
Um dos destaques será a apresentação da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP),
organização que também é a responsável pela Internet acadêmica brasileira. O objetivo da Rute é aprimorar a infra-estrutura para telemedicina presente nos hospitais universitários e promover a integração dos projetos existentes nesta área.
O congresso contará ainda com especialistas internacionais, que participarão através de videoconferências, utilizando a infra-estrutura de Internet acadêmica da RNP (rede Ipê). Além disso, a RNP também irá ministrar um dos cursos do CBTM, que trata especificamente de Sistemas de Videoconferência e Conferência Web.
No último dia do evento será realizado o I Workshop em Telessaúde, organizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS). O objetivo principal do workshop é discutir alguns temas em torno da telessaúde, como ética, legislação, remuneração e sustentabilidade.
Os interessados podem se inscrever no dia do evento, que será realizado no Hotel Pestana – Av. Atlântica, nº 2964, Copacabana. Mais informações pelo telefone (21) 2548-6332 ou pelo site www.lampada.uerj.br/cbtm2007.
O que é Telemedicina
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, Telemedicina compreende a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico; tais serviços são prestados por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços em saúde, assim como para fins de pesquisas e avaliações.
O que é Telessaúde
Telessaúde é a promoção de saúde, relacionada a serviços de informação, através de tecnologias de telecomunicações. Podendo ser simples, como dois profissionais de saúde discutindo um caso por telefone, ou mais sofisticada com uso de redes de vídeo e web-conferências e até o uso da robótica.O atendimento em saúde depende da troca de informações sobre o paciente, daí vem a possibilidade de uso de ferramentas para ampliar os horizontes dessa rotina, alterando paradigmas.