Campanha "Magia do Natal Ambiental: Protegendo Nossas Águas"

Evento

/e/8828-campanha-magia-do-natal-ambiental-protegendo-nossas-aguas

: Escola Municipal Vicente Rodrigues do Prado: R. Alexandre Alves da Costa, nº 1-155 - Parque das Amendoeiras, Goiânia - GO, CEP: 74.780-390

: 10 de Dezembro 2023 às 08:00

POST-NATAL-AMBIENTAL-novo-layout.

PDDU-GYN une Natal a educação ambiental em Escola do Parque das Amendoeiras

Atividade faz parte da campanha "Magia do Natal Ambiental: Protegendo Nossas Águas” na qual pedidos 'verdes' feitos ao Papai Noel serão atendidos

No próximo domingo (10/12), das 8h às 11h30, os estudantes da Escola Municipal Vicente Rodrigues do Prado, no Parque das Amendoeiras, em Goiânia, vão ter desejos ambientais pedidos em cartinhas endereçadas ao Papai Noel atendidos. Desta vez, os assistentes do bom velhinho são a equipe técnico-científica do convênio para elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU-GYN), em conjunto com um time de instituições parceiras. A iniciativa faz parte da campanha "Magia do Natal Ambiental: Protegendo Nossas Águas", uma ação de educação ambiental do PDDU-GYN voltada para estudantes da rede pública com idades entre 12 e 13 anos (7ª e 8ª séries). 

O trabalho foi iniciado há algumas semanas a partir de uma oficina sobre drenagem urbana ministrada na escola pela professora do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa/UFG) e pesquisadora do PDDU-GYN, Karla Maria Silva de Faria. Em seguida, os estudantes escreveram cartinhas ao Papai Noel com pedidos relacionados a uma cidade onde as águas estejam mais protegidas. Agora a equipe voltará à escola para fazer outras oficinas com a temática ambiental e entregar alguns dos pedidos das cartas.

Um dos compromissos do PDDU-GYN - convênio entre a Prefeitura de Goiânia por meio da Agência de Regulação (AR) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e a UFG por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape),  é a estruturação de ações de educação ambiental a fim de evitar no futuro a obstrução dos sistemas de drenagem, contribuir para a preservação dos cursos hídricos e evitar a ocupação irregular de áreas sensíveis. Além desses, os parceiros que aderiram à iniciativa são Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), Coletivo Mulheres Negras da Comurg e organizações não-governamentais (ONGs) Goiás Lixo Zero, Caçadores de Nascentes e Plantadores de Água.

A coordenadora da equipe de Comunicação e Mobilização Social do PDDU-GYN e professora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, Lutiana Casaroli, observa que o objetivo da campanha de Natal é "levar conscientização às crianças e adolescentes da educação pública sobre a importância de protegermos as nossas águas e o meio ambiente. Questões essas que estão relacionadas diretamente à eficiência da drenagem urbana na nossa cidade".

Um dos pedidos que serão atendidos no domingo é o que pede por mais áreas verdes. A solução vai ser apresentada pela Saneago e a Comurg que doarão, cada um, 20 mudas de plantas nativas do cerrado e vão fazer o plantio. Outra criança solicita na sua cartinha lixeiras adequadas para a separação de resíduos sólidos na escola, que foram instaladas pela Comurg. "Houve ainda o pedido de uma horta orgânica comunitária que foi conseguida a partir de uma força-tarefa da Seinfra com a Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa", diz Lutiana que antecipa que outras ações de educação ambiental serão desenvolvidas em 2024. 

Fonte: Equipe de Comunicação e Mobilização Social do PDDU-GYN

 

 

 

 

 

 

 

Categorias : Eventos destaque EECA