Lançamento dos livros 'Pensadores da América Latina: o movimento latino-americano de história das ideias' e 'A Contrução de Brasília: modernidade e periferia'

Evento

/e/8720-lancamento-dos-livros-pensadores-da-america-latina-o-movimento-latino-americano-de-historia-das-ideias-e-a-contrucao-de-brasilia-modernidade-e-periferia

: Sede da Adufg

: 20 de Junho 2010 às 21:00 a 01 de Novembro 2013 às 12:40

A Editora UFG lança, no próximo dia 21 de junho, na sede da Associação dos Docentes da UFG (ADUFG), os livros “Pensadores da América Latina: o movimento latino-americano de história das ideias”, do professor Eugênio Rezende de Carvalho, e “A construção de Brasília: modernidade e periferia, de Luiz Sérgio Duarte.

 

Pensadores da América Latina é um livro que explora a natureza e a trajetória do movimento latino-americano da história das ideias, liderado pelo filósofo mexicano Leopoldo Zea (1912-2004). Trata-se da história de um movimento intelectual que foi bastante ativo e organizado dentro e fora dos meios universitários, constituído basicamente por filósofos, que associou o seu projeto de uma história das ideias a perspectivas de autoafirmação nacional e continental no âmbito da América Latina. O livro aborda os fundamentos filosóficos, epistemológicos, teóricos e metodológicos dessa história das ideias enquanto disciplina específica, bem como a função pragmática atribuída a ela pelos representantes desse movimento. Pretende-se demonstrar que, contrastando com seu quase desconhecimento absoluto nos meios intelectuais e acadêmicos do Brasil, a história das ideias latino-americana conta já com uma longa tradição, projeção e história, independentemente das dificuldades de situá-la como um campo da disciplina histórica.

 

O autor, Eugênio Rezende de Carvalho é doutor em História Social e das Ideias pela Universidade de Brasília (UnB), vinculado à Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde exerce a docência e desenvolve pesquisas nas áreas de História Latino-americana, História Intelectual e Temporalidades. É pesquisador do CNPq e autor dos livros Nossa América: a utopia de um novo mundo (São Paulo: Anita Garibaldi, 2001) e América para a humanidade: o americanismo universalista de José Martí (Goiânia: Editora UFG, 2003).

 

A construção de Brasília: modernidade e periferia, é o resultado da tese de doutorado do professor Luiz Sérgio Duarte. Ele adaptou teorias da cidade moderna à construção de Brasília.

O historiador captou os diferentes tempos da modernidade, descritas por Weber, Benjamim e Simmel, e sua recriação no contexto brasileiro. Ao tratar da construção de Brasília, como expressão da modernidade urbanística e arquitetônica do Brasil, o autor redefine e reconstitui os tipos alegóricos criados pelos pensadores do século XIX.

 

Luiz Sérgio Duarte possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade de Brasília, especialização em Sociologia Urbana e da Cultura pela Freie Universität Berlin, mestrado em História pela Universidade de Brasília, doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília, pós-doutorado pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha) e pós-doutorado pela Kulturwissenschaftliches Institut (Alemanha).

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, membro do corpo editorial da Revista Brasileira do Caribe e pesquisador visitante da Kulturwissenschaftliches Institut. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social.

 

 

Serviço:

 

Lançamento dos livros: “Pensadores da América Latina: o movimento latino-americano de historia das ideias” e “A construção de Brasília: modernidade e periferia”.

 

Data: 21 de junho

Horário: 19 horas

Local: Sede da ADUFG (9ª Avenida, nº 193, Vila Nova – Goiânia).