Espetáculo: Companhia, de Samuel Beckett, apresentado pelo Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro da Emac/UFG

Evento

/e/8566-espetaculo-companhia-de-samuel-beckett-apresentado-pelo-nucleo-transdisciplinar-de-pesquisas-em-teatro-da-emac-ufg

: Emac do câmpus I (Pça Universitária)

: 11 a 25 de Junho 2010

Durante o mês de junho o Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG retoma as apresentações do seu espetáculo Companhia de Samuel Beckett. Confira as datas e horários: 
 
Espetáculo: COMPANHIA
Direção: Robson Corrêa de Camargo
Autor: Samuel Beckett
Datas: 12,19 e 26 de Junho (Sábados) (A apresentação do dia 5 de junho foi cancelada. As demais datas serão mantidas)
Horários : 20h
Local: EMAC - CÂMPUS I – Atrás do Museu Antropológico – Av. Universitária, nº 1166 Setor Universitário – Goiânia
Valor: R$10,00 inteira e R$5,00 meia
 
Companhia Drama Poema

Companhia Drama Poema é uma transcriação do drama-poema de Samuel Beckett. Esta mais nova montagem do Máskara - Grupo de Pesquisa Transdiciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance, membro da Rede de Pesquisa Performances Culturais da FAPEG (UFG/PUC(GO)/EMAC) é parte de intensas atividades que se iniciaram em 2002, com vários espetáculos que tem se apresentado em vários teatros no Brasil.
Durante o ano de 2009 apresentamos Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues. Esta volta à Beckett é resultado da inquietação deixada pela montagem de Esperando Godot, apresentada durante os anos 2005-2007 em várias cidades brasileiras, com grande sucesso. Companhia Drama Poema foi convidada para ser apresentada no importante IV Festival Beckett de Buenos Aires.
Companhia Drama Poema. Esta montagem conta com o apoio da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, da Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), da Pro-Reitoria de Extensão da UFG.
 
SAMUEL BECKETT

Prêmio Nobel de 1969 é um contista e dramaturgo extraordinário. Nasceu em 13 de Abril de 1906, em Dublin na Irlanda. É um dos maiores e mais inquietantes escritores da literatura mundial e um dos mestres de um teatro que não escolheu o seu nome, o Teatro do Absurdo. Sua obra mais conhecida é Esperando Godot, encenada por nós em 2005/2006, onde podemos encontrar caracterísicas marcantes da sua complexa e variada obra dramática.
Os persoangens de Beckett não desejam esperança, nem buscam mudar o mundo e o seu sofrimento ou alegria não tem nada de heróico e às vezes possui algo de cômico. Além disso, em sua obra o tempo cronológico é outro, é o tempo incerto da memória e das lembranças. É um tempo/espaço vazio, o mesmo vazio que caracteriza as ações, muitas vezes repetitivas, muitas vezes tem-se a idéia de andar em círculos. Companhia foi o último conto/romance escrito por Beckett, aqui enredo e personagem quase não existem, a ação é ainda mais estática do que em seus outros textos. Só há palavras...e memórias, talvez personagens.
 
COMPANHIA

transcriação do drama-poema Companhia
de Samuel Beckett
Uma voz aparece a alguém no escuro. Imagina.
À alguém deitado de costas, no escuro, a voz diz sobre o passado. Com ocasional alusão ao presente e mais raramente ao futuro como exemplo. Você terminará como você é agora. E em outro escuro ou no mesmo outro imaginado tudo por companhia. Deixe ele rapidamente.
(Samuel Beckett, Companhia)
…...................................................................................
Companhia é um dos mais facinantes textos de Samuel Beckett. Escrito em inglês, este conto/romance foi depois traduzido por ele mesmo ao francês e depois, adaptado novamente ao inglês. Beckett começou a escrever Companhia em maio de 1977.
Companhia tem 59 parágrafos, referência implícita ao circulo quase completo do relógio. 15 desses parágrafos falam de uma cena do passado. Aparentemente o passado de quem está de costas no escuro. A frase de abertura é: “uma voz vem para alguém no escuro. Imagine”. À parte da voz e da pessoa que escuta, há uma outra pessoa, um “outro”. Esta voz fala em segunda pessoa.
Esta encenação feita pela Companhia Máskara procura encontrar o diálogo entre estas vozes outras beckettianas. Personas que olham, sentem e buscam o tempo que passa.
 
DIREÇÃO
Robson Corrêa de Camargo é encenador, ator e crítico teatral desde 1969 e atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria, Direção Teatral e Pedagogia.
 
ELENCO
Mariana Tagliari. É atriz e Educadora. Entre seus últimos trabalhos realizou Desejo Pego pelo Rabo, 2006; Poemas e Canções de Brecht, 2007 e Senhora dos Afogados,2008 - 2009.
 
Ronei Vieira É ator e professor de teatro.Entre os trabalhos realizados estão peças infantis, teatro de rua, comédias e teatro político. Entre seus últimos trabalhos realizou Tipos do Cotidiano, 2005; Brasil com Acento e Craseado, 2006-2009; Poemas e Canções de Brecht, 2007 e Senhora dos Afogados, 2008 -2009.
 
Valéria Livera É atriz e Professora de teatro. Entre seus vários trabalhos realizou está Capitães da Areia de Jorge Amado, 2006; Athos Trágicos, textos e poemas das tragédias gregas, 2006 ; Alice no País das Maravilhas, 1999 e Senhora dos Afogados, 2008-2009.

FICHA TÉCNICA
Texto: Samuel Beckett
Atuação: Mariana Tagliari, Ronei Vieira, Valéria Livera
Concepção visual e encenação: Robson Corrêa de Camargo
Figurino: O Grupo
Iluminação: Paulo Canga
Sonoplastia: Kelly Priscila
Produção: Francismar de Deus e Ronei Vieira
Duração: 50 minutos
Contato: 96525449