O mar começa aqui - celebrando o dia mundial da água

Evento

/e/8276-o-mar-comeca-aqui-celebrando-o-dia-mundial-da-agua

: Avenida Jardim Botânico, 1-121, na Vila Redenção - Goiânia

: 22 de Março 2024 às 14:00

o_mar_comeca_aqui.

 

O mar começa aqui - celebrando o dia mundial da água

O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março e para marcar a importância da data vai ser lançada a campanha "O mar começa aqui", nesta sexta-feira, das 14h às 15h, na Avenida Jardim Botânico, 1-121, na Vila Redenção. A ação consiste na realização de intervenções artísticas em diferentes pontos da cidade como bocas de lobo e bueiros feitas por grafiteiros e muralistas. O intuito é destacar a importância da água e enfatizar para a população goianiense o quanto é importante descartar corretamente os resíduos sólidos, evitando que o lixo seja jogado nas ruas, chegando aos bueiros e bocas de lobo, obstruindo o escoamento da água, provocando alagamentos e poluindo rios e mares.

A ação é uma iniciativa do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU-GYN) que convidou o prefeito Rogério Cruz para participar do pontapé inicial da campanha na Vila Redenção. Em um primeiro momento, 9 pontos receberão as intervenções, mas a expectativa é de que mais de 50 pontos sejam transformados durante o ano. A campanha "O mar começa aqui" conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Agência de Regulação (AR) e Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Marinha do Brasil e Secretaria Municipal de Educação (SME). A SME vai trabalhar o tema com os estudantes da educação infantil e fundamental em sala de aula.

A coordenadora de Comunicação e Mobilização Social do PDDU-GYN e professora da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC UFG), Lutiana Casaroli, afirma que esta também é uma forma de levar noções de educação ambiental para a população. "Quando utilizamos a linguagem artística, nesse caso o grafite e o muralismo, levamos a educação ambiental para as ruas com impacto visual associado ao apelo emocional que a necessidade de cuidado com as águas é capaz de gerar", afirma Lutiana.

A campanha "O mar começa aqui" é inspirada na ação iniciada em Portugal, por meio do movimento das Ecoescolas (https://omarcomecaaqui.abaae.pt/) e tem se espalhado pelo mundo. No Brasil, muitas cidades já aderiram à ideia. Em Goiânia, a campanha integra o conjunto de atividades de educação ambiental do PDDU-GYN e tem como objetivo conscientizar a população goianiense, por meio da arte, sobre as consequências negativas geradas para o meio ambiente e para a drenagem do descarte incorreto de lixo nas ruas, nos bueiros e nas bocas de lobo. "Educação ambiental e arte unidas, em prol de um meio ambiente mais limpo, mas colorido", conclui Lutiana.

Coordenador-geral do PDDU-GYN, o professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (Eeca) da UFG, Klebber Formiga, defende a educação ambiental como uma aliada para o presente e o futuro das cidades. "A sustentabilidade da drenagem urbana vai muito além da infraestrutura. Para garantir sua efetividade a longo prazo é preciso que seja feito um investimento na sensibilização da população sobre a importância da água e dos impactos da urbanização no ciclo hidrológico, promovendo práticas que contribuam para a gestão sustentável das águas pluviais. Enfim, a educação ambiental deve fomentar a adoção de soluções alternativas de modo a se ter cidades mais resilientes e ambientalmente responsáveis", pondera.

Categorias : Eventos destaque Fic EECA