Projeto Livros nas praças (Aparecida de Goiânia)
Evento
/e/8114-projeto-livros-nas-pracas-aparecida-de-goiania: CEU das Artes Orlando Alves Carneiro - Av. V-5, s/n, Setor Cidade Vera Cruz - Aparecida de Goiânia
: 18 a 22 de Abril 2022

Projeto Livros nas praças
O Curso de Biblioteconomia da FIC/UFG, sob a coordenação da professora Maria das Graças Monteiro Castro, concebeu uma ação de extensão, cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec UFG) para acompanhar o Ônibus Biblioteca Projeto Livros na praça desenvolvido pela Korporativa: marketing cultural, social e ambiental.
A biblioteca é um equipamento social que promove a socialização dos bens culturais registrados no formato livro e pouco presente na vida do cidadão brasileiro e o acesso apenas não basta. Há a necessidade de qualificar o acesso ao acervo disponível na biblioteca por meio de atividades literárias integradoras e lúdicas.
Conhecendo o Projeto Livros nas praças
O projeto “Livros nas Praças” iniciou suas atividades em novembro de 2012, e está em seu décimo ano de atividade. O projeto consiste na circulação periódica de um ônibus totalmente customizado como uma biblioteca volante, contando com um acervo de mais de 2 mil livros em seu interior a serem emprestados aos moradores de localidades carentes que não têm fácil acesso aos livros ou a uma biblioteca pública, a fim de garantir o acesso à diversidade de informação e à ampliação de seus conhecimentos culturais por meio da leitura. Em 10 anos, o ônibus-biblioteca Livros nas Praças já visitou 12 estados brasileiros e atendeu mais de 370.000 visitantes leitores.
O projeto “Livros nas Praças” visa a democratização e o acesso de nossos jovens ao mundo literário, oferecendo-lhes a possibilidade de exercerem plenamente seus direitos como cidadãos.
A principal premissa do projeto é permitir o acesso das classes menos favorecidas à Informação, através da circulação de um ônibus-biblioteca em bairros ou praças de comunidades/cidades. Essa itinerância literária tem o intuito de garantir que programas culturais de qualidade não fiquem restritos somente a uma minoria privilegiada.
Estas ações direcionadas a diversos públicos têm como objetivo contribuir para a formação de leitores e multiplicadores em diversos níveis, bem como conscientizar as pessoas sobre a importância do livro e da leitura e estimular o senso crítico, não só diante de uma obra literária, mas também da realidade onde estão inseridas.