Concerto de Páscoa

Evento

/e/8035-concerto-de-pascoa

: Palácio da Música e Teatro Escola Basileu França

: 10 a 12 de Abril 2022

concerto de páscoa

 

 

CONCERTO DE PÁSCOA 

Concerto com os coros Sinfônico e Juvenil de Goiânia, acompanhados pela Orquestra Sinfônica do município.

 

Programa

Beethoven: Oratório “Cristo no Monte das Oliveiras” 

 

Solistas: Hélenes Lopes (Jesus)

                Joicy Carvalho (Serafim)

                Marco Antônio Assunção (Pedro)

        Regente convidado: Angelo Dias

 

Serviço:

Evento: Concerto de Páscoa – Cristo no Monte das Oliveiras

 

Récita 1: 10 de abril de 2022, domingo

Horário: 11h

Local: Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer

 

Récita 2: 12 de abril de 2022, terça-feira

Horário: 20h

Local: Teatro Escola Basileu França (Av. Universitária nº 1750, Setor Leste Universitário)

 

Entrada Franca (acesso do público condicionado aos protocolos sanitários vigentes)

 

O concerto também será transmitido ao vivo pelo canal da OSGO no Youtube:

www.youtube.com/orquestrasinfonicadegoiania 

Nos próximos dias 10 e 12 de abril de 2022, será apresentado, pela primeira vez em Goiás, o oratório “Cristo no Monte das Oliveiras”, escrito pelo grande gênio alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827). É uma obra escrita para solistas, coro e orquestra que, apesar de ser considerada uma obra prima do repertório sacro universal, é pouco executado no Brasil e mesmo no exterior. Pela primeira vez desde o começo da pandemia, teremos a junção de um grande efetivo de instrumentistas e cantores para executar uma obra de grande envergadura artística. As vozes do Coro Sinfônico de Goiânia se juntarão ao Coro Juvenil de Goiânia, que, juntos com os instrumentistas da Orquestra Sinfônica de Goiânia, somarão cerca de 150 músicos no palco para celebrar musicalmente um dos períodos mais importantes do calendário cristão: A Páscoa. Como solistas teremos o tenor Hélenes Lopes (no papel de Jesus), a soprano Joicy Carvalho (no papel do Serafim) e o baixo Marco Antônio Assunção (no papel de Pedro). A regência ficará a cargo do maestro convidado Dr. Angelo Dias, professor da EMAC-UFG com uma extensa folha de serviços prestados à música coral em Goiânia, tendo inclusive atuado como regente titular do Coro Sinfônico de Goiânia por um longo período. 

No dia 10 de abril, domingo, às 11h da manhã, o concerto será realizado no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer (1200 lugares). Já no dia 12 de abril terça-feira, às 20h, o concerto será realizado no Teatro Escola Basileu França (700 lugares). Em ambos os concertos a entrada é gratuita, não sendo necessária a retirada antecipada de ingressos. Os teatros abrirão 45 minutos antes do início do espetáculo e a admissão será por ordem de chegada. Recomenda-se fortemente o uso de máscaras de proteção a todos os expectadores, além dos protocolos sanitários.  

A realização é da Prefeitura de Goiânia, em parceria com a EFG em Artes Basileu França, Centro Cultural Oscar Niemeyer, Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Estado de Goiás e Goiás Turismo.

O concerto é uma excelente chance de apreciar um programa cultural de qualidade proposto pela Orquestra sinfônica de Goiânia, que tem se destacado nacionalmente pela regularidade ousadia de suas propostas artísticas e pedagógicas. Nesse período de pandemia tem sido uma das mais atuantes presencialmente e nas plataformas digitais, juntamente com o Coro Sinfônico de Goiânia e também com os grupos artísticos de bolsistas a ela agregados: Coro Juvenil de Goiânia, Orquestra Jovem Joaquim Jayme e Banda Juvenil de Goiânia. 

O oratório “Cristo no Monte das Oliveiras” dramatiza um momento repleto de significados da narrativa mítico-religiosa da paixão, morte e ressureição de Cristo, que o imaginário cristão rememora na Semana Santa. Período que se inicia com o chamado Domingo de Ramos, com sua entrada triunfal, acompanhado dos discípulos, em Jerusalém e termina no domingo seguinte com a Páscoa.

Segundo essa tradição, na quinta-feira, após a ceia em que anuncia sua morte iminente, Jesus sobe o Monte das Oliveiras para meditar e orar. Consciente do destino que o aguarda, enfrenta uma longa noite de dúvidas, aflições e angústias que culmina no beijo de Judas Iscariotes e em sua prisão pelas tropas romanas. No amanhecer da sexta-feira, será açoitado, condenado e, a seguir, morto.

O oratório “Christus am Ölberge” (em português, “Cristo no Monte das Oliveiras”), op. 85, de Beethoven (1770-1827) resgata o episódio do Jardim das Oliveiras. O libreto é de autoria do poeta Franz Xaver Huber, com quem o compositor colaborou ativamente. A obra foi concluída em poucas semanas, no final de 1802, logo após ter escrito o famoso Testamento de Heilligenstadt – carta dirigida à seus irmãos Karl e Johann, na qual, sob o impacto dos primeiros sinais de surdez, afirma sua convicção na música como redentora de todos os males. A estreia aconteceu do ano seguinte, em 5 de abril, no Theater an der Wien, em Viena. Mais tarde o compositor reviu a partitura para publicação pela Breitkopf & Härtel. Os quase dez anos que se passaram entre a composição e a publicação resultaram na atribuição de um número de opus relativamente elevado a ela.

O concerto é uma excelente chance de apreciar um programa cultural de qualidade proposto pela Orquestra sinfônica de Goiânia, que tem se destacado nacionalmente pela regularidade ousadia de suas propostas artísticas e pedagógicas. Nesse período de pandemia tem sido uma das mais atuantes presencialmente e nas plataformas digitais, juntamente com o Coro Sinfônico de Goiânia e também com os grupos artísticos de bolsistas a ela agregados: Coro Juvenil de Goiânia, Orquestra Jovem Joaquim Jayme e Banda Juvenil de Goiânia. 

 

HÉLENES LOPES – TENOR

Tenor de destaque na cena lírica nacional, Hélenes Lopes foi vencedor do Primeiro Lugar Masculino no 1° Concurso Internacional de Canto de Goiânia e do Prêmio Adriano Pinheiro, que lhe possibilitou cantar Alfredo Germont em “La Traviata” (Verdi) no 1° Festival Internacional de Ópera de Goiânia em 2018. Interpretou também Rodolfo em “La Bohème” (Puccini) em Goiânia - GO e Vitória – ES, Canio em “Pagliacci” (Leoncavallo) e Don José em “Carmen” (Bizet) em Goiânia e Brasília – DF, Pinkerton e Goro em “Madame Butterfly” (Puccini) em Vitória e Goiânia, Le Berger em “Oedipus Rex” (Stravinsky) no Theatro São Pedro em São Paulo – SP, Don Alvaro em “Il Guarany” (Carlos Gomes) em Assunção – Paraguai e Ferrando em “Cosi Fan Tutte” (Mozart) em Goiânia. Foi solista por três vezes da “Messa da Requiem” (Verdi) com a Sinfônica de Goiânia, Sinfônica Jovem de Goiás e Sinfônica do Espírito Santo, “9ª Sinfonia” (Beethoven) com a Filarmônica de Goiás e com a OSJG e “Te Deum” (Bruckner) com a OSGO, além de concertos com diversas orquestras do Brasil. Cursou Bacharelado em Canto na EMAC – UFG na classe do Prof. Dr. Angelo Dias. Estudou também com Edson Marques e Ângela Barra e integra desde 2001 o Coro Sinfônico de Goiânia.

JOICY CARVALHO – SOPRANO

Joicy Carvalho é técnica em música pelo Instituto Federal de Goiás e Bacharelanda em Canto pela Universidade Federal de Goiás. No Instituto Federal de Goiás foi aluna professora Me. Rita Mendonça. Participou da Banda Sinfônica Nilo Peçanha como clarinetista e do coral do Instituto Federal de Goiás. Adquiriu experiência por um período na Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (B), como clarinetista. em 2015 ingressou ao Coro Sinfônico Jovem de Goiás e lá adquiriu experiência como coralista e como solista, solando a peça “Missa No. 2 em G” de Franz Schubert, e cantou diversas peças sinfônicas que contribuíram para seu desenvolvimento como coralista. Em 2017 iniciou o curso de Bacharelado em Canto na Universidade Federal de Goiás tendo como professores nesse período a Dra. Ângela Barra, logo após professor Me. Adriano Pinheiro e é atual aluna da professora Dra. Marilia Álvares .  Participou do concerto de Árias de Ópera com Orquestra Sinfônica Joaquim Jaime em 2018 e Gala Lírica com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. Em 2018 ingressou ao Coro Sinfônico de Goiânia,lá atua como coralista, solou a obra “Dixit Dominus” e Messiah de Handel. Em 2019 participou do Festival de Ópera em Goiânia sendo solista na opereta “Amahl e os Visitantes da Noite”, atuando como Amahl. Participou dos festivais de Arte em Goiás Velho, primeira e segunda semana de música do Instituto Federal de Goiás, Festival de música da Universidade Federal de Goiás, Primeiro e segundo festivais de Ópera em Goiânia, atuando no primeiro festival como cantora da rádio na opereta “A Noiva do Condutor”. Participou também de masterclasses com professores brasileiros e estrangeiros, dentre eles: Ana Taglianetti, Maria Luiza, Malu Mestrinho, Rogério Rodrigues, Marília Álvares, Weber Assis, Liliana del Conde, Josani Pimenta, Ciro Castro, Angelo Fernandes, Susana Gaspar, Sávio Sperandio e Elayne Caser.

 

Categorias : destaque Proec