IME e INF lançam software de planejamento de tráfego urbano
Evento
/e/7676-ime-e-inf-lancam-software-de-planejamento-de-trafego-urbano: Auditório do IME
: 18 de Maio 2016 às 14:30
Grande parte das ruas e avenidas não foi projetada para comportar o fluxo de veículos das cidades, o que cria a necessidade de que o poder público faça intervenções em alguns locais. Para facilitar esses projetos, um trabalho desenvolvido na UFG, por meio de uma parceria entre pesquisadores dos Institutos de Informática (INF) e de Matemática e Estatística (IME), resultou em um software para planejamento do tráfego urbano. O sistema, que poderá ser utilizado por gestores públicos e engenheiros de trânsito para melhor reestruturar e planejar as vias, será lançado no dia 18 de maio, às 14h30, no Auditório do IME.
O PetGyn, referência ao Problema de Equilíbrio de Tráfego em Goiânia, se baseia em dados do fluxo de veículos, que são coletados pelas próprias agências de trânsito das cidades, para avaliar o impacto de intervenções nas vias e, assim, identificar projetos que aumentem a fluidez do trânsito. Uma das vantagens do programa é a possibilidade de avaliar as intervenções antes de sua implementação. Com o PetGyn é possível gerar uma versão da malha viária com a intervenção desejada e simular o que vai acontecer com o tráfego, tornando possível tomar uma decisão de acordo com o resultado obtido.
O acesso ao software é via Web e de forma colaborativa. “Gestores e engenheiros de tráfego podem entrar na sua localidade e trabalhar no projeto de uma malha viária, mesmo remotamente localizados. Esse é outro diferencial dessa ferramenta”, ressalta o professor do INF Hugo Nascimento. O professor Bryon Hall, do IME, também enfatiza essa versatilidade: “Não há uma limitação geográfica e, com os dados definidos, fazemos a simulação do transporte urbano de uma determinada região, seja em Goiânia, na Sibéria ou onde for”.
Particularidades brasileiras O PetGyn permite ainda uma modelagem de cenários que são incomuns para os chamados países desenvolvidos, onde a maioria dos programas para controle de tráfego foi desenvolvida, mas bastante comuns em países como o Brasil e a América Latina. “Nossa modelagem será para as cidades brasileiras e para outras cidades do mundo, com características similares às nossas. O PetGyn pode ser aproveitado para uma visão mais realista, que leve em consideração aspectos normalmente excluídos pelos softwares comerciais”, explica o professor Bryon Hall.
