Seminário NEST aborda trabalho e temporalidade social

Evento

/e/7417-seminario-nest-aborda-trabalho-e-temporalidade-social

: Prédio Humanidades, Sala de Defesas AS-03

: 16 de Agosto 2018 às 14:30

O Núcleo de Estudos Sobre o Trabalho (NEST) vai realizar, no próximo dia 16, a 51ª edição do Seminário NEST. O tema desta edição é Trabalho e Temporalidade Social: um olhar para dois grupos instalados na precariedade. A palestrante convidada é a Profa. Dra. Andrea Delfino, da Universidad Nacional del Litoral, Argentina.

51º Seminário NEST

Sobre a palestra

As novas formas de organização da produção deram lugar a substantivas modificações nas formas de organização do tempo de trabalho, marcando tendências rumo a sua diversificação e sua heterogeneização. As mesmas introduzem verdadeiros desafios tanto no que diz respeito à grande redução nos avanços pelo controle do tempo de trabalho, como em seus efeitos sobre o excedente de força de trabalho.

É nesse sentido que as novas maneiras de organizar o tempo e especialmente, o tempo de trabalho, constituem-se em uma das características distintivas do novo capitalismo. Ao mesmo tempo, é possível mostrar que a privação involuntária do trabalho tem profundas consequências sobre o tempo vivido das pessoas. O desemprego não só conduz a liberar tempo, mas, fundamentalmente, dá lugar a uma desestabilização do tempo de referência.

Nesse sentido, esta palestra se propõe a dar conta das experiências temporais vinculadas ao trabalho (e sua ausência) em um grupo de trabalhadores subcontratados e em um grupo de desocupados que contam com a assistência do Estado. No primeiro grupo, é possível observar que são as relações sociais de subcontratação as que determinam o conjunto das relações de trabalho e, desde o ponto de vista temporal, isto se manifesta através da disponibilidade temporal e da intensificação dos ritmos de trabalho.

Já no grupo dos desocupados, a temporalidade caracteriza-se pela existência de múltiplas, simultâneas e/ou fragmentadas jornadas, de modo que o cotidiano adota a forma de uma fragmentação temporal.

Categorias : destaque