UFG entrega próteses dentárias para 30 idosos

Evento

/e/7269-ufg-entrega-proteses-dentarias-para-30-idosos

: Ambulatório 3 - Faculdade de Odontologia (Câmpus Colemar Natal e Silva - Praça Universitária)

: 28 de Janeiro 2020 às 08:00

Iniciativa faz parte do projeto de extensão Volte a Sorrir da Faculdade de Odontologia


A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO-UFG), por meio do projeto de extensão Volte a Sorrir, vai entregar pares de próteses dentárias para 30 pessoas, em um formato de mutirão da prótese dental. O evento está programado para a próxima terça-feira (28/1), das 8h às 12h, no Ambulatório 3, da FO, no Câmpus Colemar Natal e Silva, Setor Universitário.

Os beneficiários da ação são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), idosos de baixa renda, que foram agendados para atendimento na FO-UFG via regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS/Goiânia). A consulta de triagem foi realizada para avaliar a necessidade de próteses totais bimaxilares.

Na sequência houve o atendimento ambulatorial, com quatro sessões de retorno para fazer as moldagens das próteses e demais etapas apropriadas para cada paciente. Esse tratamento é totalmente sem custo para o usuário, pois é custeado por meio de recursos de convênio com a SMS/Goiânia.

Atividade de verão

O projeto de extensão é desenvolvido como atividade de verão – período de férias letivas de janeiro e fevereiro – e conta com a participação de três docentes, 5 monitores e de mais de 40 discentes dos últimos períodos do curso de Odontologia. O projeto de extensão Volte a Sorrir está vinculado à área de Odontogeriatria, que compõe a nova estrutura curricular do curso de Odontologia da UFG.

A Faculdade de Odontologia conta com toda a equipe de profissionais, incluindo os técnicos em prótese dentária e a estrutura de consultórios e laboratório para suas atividades. Além do atendimento, há a aquisição de dentes artificiais e demais insumos para o tratamento.

“Todo esse processo teria um custo elevado para se fazer em clínica odontológica privada”, observa o coordenador do Volte a Sorrir, Celio Umberto de Araújo, que ressalta que em iniciativas como esta, a Universidade reforça o compromisso de servir à sociedade, cumprindo os três pilares indissociáveis que movem as universidades públicas federais: ensino, pesquisa e extensão.

Saúde pública

Para além do aspecto institucional, existe uma questão de saúde pública. Uma pesquisa divulgada pela Edelman Insights, em agosto de 2018, revelou a existência de 16 milhões de brasileiros que vivem sem nenhum dente. O estudo, intitulado “Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança”, indica que 41% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos os dentes.

Já os dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil 2010 em 7.619 idosos, mostraram que 48% dos idosos necessitam de próteses dentárias e as maiores ocorrências dessa necessidade estão entre os idosos que se auto declararam com cor da pele como não branca, de menor escolaridade e menor renda.

“O sorriso é a expressão máxima da alegria, do contentamento e bem-estar de uma pessoa e o protagonista do sorriso é o dente. A pessoa desdentada sorri, é claro, mas esta condição afeta a sua autoestima. O Volte a Sorrir é um meio para emoldurar o sorriso e devolver a alegria”, afirma Celio Umberto.


Serviço

Projeto de Extensão Volte a Sorrir - Entrega de próteses dentárias

Data: 28/01/2020, terça-feira

Horário: das 8h às 12h

Local: Ambulatório 3 - FO - UFG

Endereço: Av. Universitária, esquina com 1ª Avenida, s/n

Setor Leste Universitário - Câmpus Colemar Natal e Silva

CEP: 74.605-220 - Goiânia

Categorias : destaque