Faculdade de Ciências Sociais recebe a encenação Desaparecidos

Evento

/e/7139-faculdade-de-ciencias-sociais-recebe-a-encenacao-desaparecidos

: Faculdade de Ciências Sociais da UFG

: 18 de Junho 2018 às 09:00

Com texto da boliviana Claudia Eid Asbún e direção do ator e diretor Narciso Telles “Desaparecidos” coloca em cena o tema dos desaparecimentos na Latino América.

Foto_Desaparecidos

Os desaparecimentos forçados e de civis na América Latina ao longo da história são um fato presente e recorrente, porém ainda pouco explorado no campo das artes da cena no Brasil.

“Desaparecidos”, originariamente constituída por quatro personagens que procuram um modelo que reste do gênero masculino para compreender o que seria o relacionamento entre homem e mulher é realocada, nesta montagem, em duas vozes. São os atores da Cia. de Teatro Cidade Livre que corporificam esses traumas individuais e sociais dos personagens.

Na montagem da Cia. de Teatro Cidade Livre temos um texto-performance de forma que o que é apresentado aos espectadores são jogos de palavras, [as de Claudia], corpos presentes e ausentes [dos atores e elementos cênicos] com os quais a plateia é convidada a partilhar as lembranças dos desaparecidos.

Durante a encenação uma instalação cênica é construída e ficará aberta à visitação pós apresentação.

Sem uma linearidade narrativa, a encenação traça um diálogo com o texto e o tema, partindo da ideia de aproximação dos fatos reais ao campo ficcional. Evocamos e convocamos os desaparecidos para com eles promover um acontecimento artístico.

Flyer_Desaparecidos

Sobre a Cia. de Teatro Cidade Livre

A Cia. de Teatro Cidade Livre é o núcleo precursor da Associação Sociocultural Cidade Livre com trabalhos contínuos há mais de uma década.

Sediada na cidade de Aparecida de Goiânia (Goiás), sua sede e laboratório de formação, pesquisa e montagens é o Teatro de bolso Cidade Livre.

Fundada em Maio de 2004, a Cia. de Teatro Cidade Livre utiliza as artes cênicas para promover a inserção cultural e social. As montagens são voltadas para interesses sociais pertinentes que contribuem de forma crítica e reflexiva ao espectador participante.

Sem se restringir a técnicas especificas, a Cia. de Teatro Cidade Livre sempre trabalhou com base no teatro de grupo transitando suas montagens em espetáculos de rua e palco. Comédias, dramas, teatro essencial e teatro infantil são pressupostos da investigação cênica da cia.

 

Categorias : destaque