Centro Cultural recebe espetáculo Mulheres de Linha

Evento

/e/7109-centro-cultural-recebe-espetaculo-mulheres-de-linha

: Centro Cultural UFG

: 18 a 19 de Maio 2017

O Centro Cultural UFG (CCUFG) conta, nesta semana, com mais uma estreia: Mulheres de Linha, espetáculo encenado pelas bailarinas Maria Fernanda Miranda e Tainá Barreto, com direção cênica da professora do curso de Dança da UFG, Renata Lima. As apresentações acontecem na quinta e na sexta-feira (18 e 19/5), às 20h. 

O trabalho é resultado de uma “experiência de travessia particular” feita por Maria Fernanda no Vale do Rio Urucuia, a Nordeste de Minas Gerais, durante sua pesquisa de mestrado em Artes da Cena, realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Durante 10 meses, a bailarina percorreu, a pé, 13 comunidades rurais, em busca de fiandeiras, bordadeiras, tecelãs e suas criações manuais com as linhas. Nesse processo de investigação, ela cantou, dançou, bordou, teceu, escreveu e caminhou com as mulheres, tentando pensar o seu próprio fazer. “Fui sensibilizada, particularmente, pela possibilidade de relação dialógica entre a arte da dança e as questões socioambientais que envolvem o Cerrado”, explica Maria Fernanda.

Ao final da vivência, ela compreendeu haver no sertão cerradeiro “um modo de perceber e viver pelas linhas” forjado na medida em que as mulheres se relacionam entre si, com suas comunidades e com a paisagem. “São linhas que formam, linhas que as criam, linhas que elas criam, linhas que por elas são lançadas, para esse entrelaçar com o outro. Sendo o outro também a paisagem, os bichos, o vento, o sol, a chuva, a linha, o tecido, a agulha, a roda, o tear", apresenta.

 

Maria Fernanda e Dona Lili

Maria Fernanda e Dona Lili, uma das mulheres que ela acompanhou durante 10 meses no Cerrado mineiro. A foto é de Tainá Barreto.

 

Mulheres de Linhas tem apoio institucional da UFG e do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia. Além das apresentações, está prevista para maio e junho a filmagem de um vídeo-dança nas comunidades de Sagarana, Ribeirão de Areia e Vão dos Buracos, localizadas entre os municípios de Arinos e Chapada Gaúcha. Esta etapa do projeto foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vinna 2015 e terá seu lançamento na Oficina Cultural Gepetto, no mês de julho, em Goiânia.

Além dos resultados artísticos, Mulheres de Linhas traz, em parceria com o projeto Entre Fios de Memórias, do Centro Cultural Casarão de Campinas (SP), ações locais de fortalecimento dos laços entre as mulheres das comunidades visitadas.

 

Cartaz_Mulheres de Linha

Serviço

Espetáculo Mulheres de Linha

Local: Centro Cultural UFG - Avenida Universitária, n° 1533, Setor Leste Universitário.

Data: 18 e 19/5

Hora: 20h

Entrada: 1 kg de alimento não perecível. Os mantimentos serão destinados à instituição Casa do Caminho, que auxilia e abriga imigrantes haitianos em Goiânia.

 

FICHA TÉCNICA

Direção Geral e pesquisa: Maria Fernanda Miranda

Direção Cênica: Renata Lima

Intérpretes Criadoras: Maria Fernanda Miranda e Tainá Barreto

Colaboração artística: Marlini Dorneles

Pesquisa Musical: Maria Fernanda Miranda e Renata Lima

Iluminação: Kleber Damaso 

Instalação de Linhas: Bia Miranda

Figurino: Renata Caetano

Execução de figurino: Marieta de Macedo

Design gráfico: Michel Cunha 

Parcerias: Núcleo de Pesquisa e Investigações Cênicas Coletivo 22 (NuPICC 22/UFG), Licenciatura em dança UFG, Licenciatura em dança IFG Campus Aparecida de Goiânia.

Categorias : CCUFG Dança destaque