Professor da Emac lança livro "Como é bom poder tocar um instrumento"

Evento

/e/6017-professor-da-emac-lanca-livro-como-e-bom-poder-tocar-um-instrumento

: Confraria Gambôa, localizada na Rua 137, n. 218, Setor Marista.

: 11 de Dezembro 2014 às 19:00

O livro Como é bom poder tocar um instrumento: pioneiros na cena urbana brasileira, de autoria do professor Robervaldo Linhares Rosa, da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac/UFG), será lançado no próximo dia 11/12, às 19h30, na Confraria Gambôa, localizada na Rua 137, n. 218, Setor Marista.

Editado pela Cânone Editorial, o livro aborda a presença na cultura brasileira de um personagem ainda pouco conhecido, o pianeiro, nome que se dava ao pianista popular que tocava em salas de cinema mudo, casas de chá etc. Importantes personalidades da música brasileira exerceram esse ofício, tais como: Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Sinhô, Ary Barroso, Radamés Gnatalli, Amélia Brandão e Tom Jobim.  Ao todo, são 31 pianeiros contemplados em seis capítulos.

Robervaldo Linhares Rosa

Professor Robervaldo Linhares Rosa

Premiação

O livro Como é bom poder tocar um instrumento é resultado da tese de doutorado em História pela Universidade de Brasília (UnB), em 2012. O livro foi reconhecido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), órgão responsável, no âmbito do governo federal, pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. O livro recebeu o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música, em 2013.

Como é bom poder tocar um instrumento