HC-UFG participa da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele 2017

Evento

/e/5729-hc-ufg-participa-da-campanha-nacional-de-prevencao-do-cancer-da-pele-2017

: Ambulatório de Dermatologia do Hospital das Clínicas

: 02 de Dezembro 2017

No próximo sábado (2/12) será realizada a 18ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que, desde 2014, desenvolve o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Em Goiás, a campanha será realizada no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), das 09h às 15h, no ambulatório de Dermatologia.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país. Sob o slogan “Se exponha, mas não se queime”, a campanha pretende conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer da pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem proteção, lembrando que filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta. A mensagem visa atingir, sobretudo, quem trabalha sob o sol ou ao ar livre, bem como as pessoas em seu cotidiano profissional e em momentos de lazer.

“Queremos divulgar para a grande população, especialmente para os trabalhadores que desempenham suas funções expostos ao sol, como carteiros, vendedores ambulantes, operários da construção civil, feirantes e outros, esse conjunto de atitudes, essenciais para que essa exposição prolongada não traga problemas de saúde”, afirma o presidente da SBD, José Antônio Sanches.

A campanha pretende chamar a atenção das pessoas para o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h.

A campanha será realizada em todo o Brasil e contará com três mil dermatologistas voluntários, que realizarão consultas gratuitas em 130 postos de atendimento. A expectativa é de que sejam realizados 30 mil atendimentos em todo o país. Em Goiás, participarão da campanha cerca de 80 profissionais da saúde, sendo 60 médicos dermatologistas. “A nossa expectativa é de que sejam atendidas 1 mil pessoas”, afirma o coordenador regional da campanha em Goiás, dermatologista Samir Pereira. Aquelas que, após avaliação, tiverem o diagnóstico da doença, serão encaminhadas para tratamento no serviço de Dermatologia do HC-UFG.

dezembrolaranja

Serviço:

HC-UFG na Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele 2017
Data: 2/12/2017
Horário: 9h às 15h
Local: Hospital das Clínicas da UFG/Ebserh
Coordenador Local da campanha: Dr. Samir Pereira