Cine UFG exibe documentário "Sem Clima"
Evento
/e/4931-cine-ufg-exibe-documentario-sem-clima: Cine UFG - Câmpus Samambaia
: 17 de Maio 2017 às 08:00
O Cine UFG exibe nesta quarta-feira (3/5), às 8h, o documentário "Sem Clima - uma República controlada pelo Agronegócio", uma produção do coletivo De Olho nos Ruralistas, em parceria com a TV Drone e a Escola de Ativismo. Após a exibição, haverá um debate sobre questão agrária e jornalismo contra-hegemônico com a professora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Luciene Dias, o professor do Instituto Estudos Socioambientais (IESA), Adriano Oliveira e representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Sinopse:
De Olho Nos Ruralistas lançou seu primeiro documentário: “Sem Clima – uma República controlada pelo agronegócio”. Qual a relação entre a bancada ruralista e as mudanças climáticas? Ou, pensando no Acordo de Paris: com o Congresso que temos o Brasil será capaz de cumprir o acordo?
Para tentar responder a essas perguntas o observatório entrevistou, durante sete meses, parlamentares e especialistas no tema. A equipe foi até Brasília conversar com os próprios ruralistas, mas acabou expulsa da sede da Frente Parlamentar da Agropecuária, uma mansão no Lago Sul. Por quê?
Desde o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, os ruralistas - que já tinham grande espaço no governo - se fortalecem ao ponto de indicar representantes em diversos postos chave do Executivo. Do Ministério da Agricultura ao Ministério da Justiça, passando pela Casa Civil. O poder político do agronegócio se multiplica.
Como eles têm agido no Congresso e no Executivo? Que leis estão aprovando, que projetos (relativos a desmatamento e terras indígenas, por exemplo) podem ameaçar os compromissos assumidos pelo Brasil? E o que pensam os parlamentares e lideranças críticos desse modelo ruralista?