Centro Cultural UFG apresenta espetáculo Dúbbio

Evento

/e/4648-centro-cultural-ufg-apresenta-espetaculo-dubbio

: Centro Cultural UFG - Av. Universitária, 1533, Praça Universitária - Setor Universitário

: 07 de Fevereiro 2018 às 20:00

O bailarino mineiro Vanilton Lakka traz a Goiânia o espetáculo Dúbbio, mistura de dança de rua, dança clássica e técnicas de dança contemporânea. A apresentação integra o projeto 4ª Tem Dança, no dia 7 de fevereiro, as 20h, no Centro Cultural da UFG.

Em Dúbbio há a proposta de se discutir a ambiguidade das relações humanas diante da solidão e da convivência com as marcas deixadas em nós. Uma questão é imposta: existe a possibilidade ficarmos sós? A questão tenta ser respondida a partir da utilização de um corpo repleto de informações diversas como dança de rua, dança clássica e técnicas de dança contemporânea, além de todas as outras técnicas cotidianas que compõem um corpo, resultando em uma dança híbrida.

Dúbbio foi o primeiro trabalho solo de Lakka. A estreia se deu em 2003 no Festival de Dança do Triângulo em Uberlândia (MG), quando recebeu o prêmio de trabalho profissional destaque. Na comissão que indicou Dúbbio estavam Lia Rodrigues (RJ), Helena Bastos (SP) e Marcelo Castilho Avellar (MG). Ainda em 2003, foi convidado a participar do Festival Panorama (RJ), compondo uma mostra mineira no festival, acompanhado de nomes como Adriana Banana e Thembi Rosa, ambas de Belo Horizonte.

A coreografia dialogou naquele momento com a discussão acerca do corpo hibrido, na medida que ela expunha a experiência de um indivíduo em estado de fronteira entre os universos da dança de rua e da dança contemporânea.

Em 2004, Dúbbio entrou em cartaz no Centro Cultural São Paulo no evento Masculino na Dança, evento histórico no calendário da dança brasileira e que contribuiu para o estabelecimento da possibilidade obras em formato na cena brasileira. Em 2005, Lakka recebeu o prêmio como interprete destaque da Associação Paulista de Críticos de Arte. Na comissão estavam os críticos Helena Katz, Fabiana Brito e Marcos Bragatto. A participação de Dúbbio na programação do CCSP, garantiu a premiação a Vanilton Lakka.

Dúbbio é apresentado desde sua estreia em 2003. Em nenhum dos anos deixou de ser apresentado, esteve em países como Espanha, Venezuela e Argentina, e no Brasil foi apresentado em cidades como Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Pelotas (RS), Viçosa (MG), Uberaba (MG), Recife (PE) e Araraquara (SP).

Para mais informações sobre Lakka: www.lakka.com.br.

Serviço
Ingressos: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos

4° Tem Dança
O Projeto 4ª Tem Dança é uma iniciativa de ofertar espetáculos e sessões de cinema relacionados à arte da dança todas as quartas-feiras, durante seis meses, no Centro Cultural da UFG, iniciando no dia 8 de novembro de 2017 e terminando no dia 9 de maio de 2018.

O projeto possui financiamento do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e Estado de Goiás.

Projeto 4 Tem Dança

 

Categorias : destaque CCUFG