XXV ECAM e IV COGEM

Evento

/e/3455-xxv-ecam-e-iv-cogem

: CREMEGO

: 17 a 19 de Setembro 2013

Estão abertas as inscrições para os acadêmicos de Medicina interessados em participar neste mês de setembro, no período de 18 a 20, do XXV Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (XXV ECAM), que se realizará associado ao IV Congresso Goiano de Ética Médica (IV COGEM). Os encontros serão realizados na sede do Conselho Regional de Medicina (Cremego), localizado na rua T-28, 245, Setor Bueno, em Goiânia, com palestras, painéis, mesas-redondas, fórum de debates e oficinas, que irão versar sobre o tema Medicina: ciência, arte e profissão em prol da vida.


A promoção é da Faculdade de Medicina da UFG por meio da Turma 59 (terceiro ano do curso), com o apoio da Universidade e do Centro Acadêmico XXI de Abril (CAXXIA). As inscrições estão abertas a acadêmicos de Medicina da UFG, da PUC, da UniEvangélica, da UnB e de quaisquer outras faculdades de Medicina do país, e podem ser feitas por meio do site www.ecamcogem.com.br, com o pagamento da taxa no valor de 65 reais. Para os alunos que se inscreverem no dia da abertura dos encontros, a taxa será de 75 reais.


A programação científica do XXV ECAM e IV COGEM terá início com sessão solene de abertura às 8h30, no dia 18, com a presença do diretor da FM/UFG, professor Vardeli Alves de Moraes, que irá saudar os participantes. Em seguida, haverá uma palestra. Na noite do mesmo dia, a partir das 21 horas, está programado um coquetel que será na Pizzaria Bella Capri, rua 1.131, 208, Setor Marista, com rodízio de massas, aberto para os primeiros 150 acadêmicos inscritos, além de palestrantes e demais professores envolvidos na organização dos eventos.

Programação Científica

Segundo a acadêmica Hemilianna Matozinho, coordenadora da Comissão Científica do XXV ECAM e IV COGEM, além das palestras referentes ao tema escolhido, o ponto alto da programação deverá ser a realização de um fórum específico para discutir a Medicina na internet, que terá como tema Curtir ou Não Curtir: Medicina e as Redes Sociais. Esse tema será abordado por dois palestrantes paulistas organizadores das páginas na internet: Medicina Depressão e Diário de um Plantonista. Essas páginas no Facebook mostram, principalmente, a rotina dos estudantes e profissionais na rede básica de saúde ante a frequente falta de estrutura técnica e funcional.


Outro destaque na programação ficará por conta das cinco oficinas: Grupo Balint (abordagem de técnicas específicas sobre a relação médico-paciente), Cuidados com Feridas, Injetáveis, Primeiros Socorros e MacGayver. Esta última oficina estará a cargo de um palestrante de Minas Gerais, que irá ensinar técnicas científicas para utilização a contento dos poucos recursos existentes na rede básica de atendimento ao público. Destaque também para a mesa-redonda prevista no programa que terá como tema Tratamento Alternativo X Tratamento Convencional.


Por último, outra novidade da programação do ECAM e COGEM para este ano é a realização de uma sessão Cine Clube, que irá apresentar um filme sobre a atividade médica, seguida de debate.

Para mais informações, acesse o sítio do evento.