EMAC/UFG promove simpósio sobre a cultura musical goiana e brasileira em Pirenópolis
Evento
/e/2931-emac-ufg-promove-simposio-sobre-a-cultura-musical-goiana-e-brasileira-em-pirenopolis: Pirenópolis - GO
: 30 de Abril 2012 às 21:00 a 03 de Maio 2012 às 21:00
A Escola de Música e Artes Cênicas (Emac/UFG) promove, entre os dias 1 e 4 de maio, o II Simpósio Nacional de Musicologia. Em parceria com o IV Encontro de Musicologia Histórica da UFRJ, o evento será realizado em Pirenópolis, e apresentará aos participantes, comunidade e pesquisadores, pesquisas sobre a música brasileira, além de apresentações musicais e cênico-musicais.
Pesquisas de natureza musicológica vêm sendo realizadas na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG desde a década de 1980, resultando em algumas publicações sobre a música goiana, como por exemplo, “Música em Goiás”, de Belkiss S. Carneiro de Mendonça (1981), ”Modinha em Vila Boa de Goiás”, de Maria Augusta Calado de S. Rodrigues (1982), “Memória Musical de Goiânia” de Braz Wilson Pompeu de Pina Filho (1994/2002), ”A música e o piano na sociedade goiana – 1805/1972”, de Maria Helena Jayme Borges (1999). A partir da década de 2000, vários docentes começaram a produzir de maneira mais sistemática trabalhos musicológicos referentes à cultura musical goiana e brasileira, contribuindo para promover uma Musicologia de caráter nacional e internacional no Centro-Oeste, delineando uma história da música no Brasil não mais restrita ao eixo São Paulo/ Rio de Janeiro/ Minas Gerais.
A escolha de Pirenópolis para ser a sede de um evento científico deste porte tem por finalidade incentivar a produção de trabalhos que abordem o patrimônio musical de Goiânia e de Goiás, bem como o patrimônio arquivístico goiano localizado em cidades que remontam ao ciclo do ouro, como Pirenópolis, Jaraguá, Itaberaí e Cidade de Goiás (esta elevada pela UNESCO à Patrimônio da Humanidade). A opção pela histórica cidade do interior goiano deve-se também à presença de importantes espaços histórico-culturais, como o Theatro de Pyrenópolis, construção que remonta ao século XIX, e a oitocentista Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Ambos, novamente, serão palco das atividades artísticas do evento.
Nesta segunda edição, o SIMPÓSIO foi expandido para quatro dias: a parte acadêmica no auditório e salas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Pirenópolis, e as atividades artísticas no Theatro de Pyrenópolis, na Matriz de Nossa Senhora do Rosário, e em palco aberto na Praça da Matriz.
Dia 01 de maio haverá apresentação do Recital Modinhas, Lundus e Mágicas, às 20h30, no Theatro de Pyrenópolis, espetáculo dirigido pelos professores Flávio Cardoso de Carvalho (UFU), Ângela Barra Jardim (UFG), Marcelo Coutinho (UFRJ), Urânia Maia (UFG) e Valéria Figueiredo (UFG). Dia 02 de maio, às 20h, sob a regência do maestro Marshal Gaioso (IFG), o público assistirá ao concerto Música Sacra Brasileira, na Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Dia 03 de maio, às 11h, o Grupo de Percussão da EMAC/UFG, Impact(o), realizará uma Homenagem a John Cage, no Auditório da UEG. Ainda no dia 03 de maio, às 21h, a Banda Pequi apresentará o concerto Diversidades, sob a regência do maestro Jarbas Cavendish (UFG). Dia 04 de maio, sexta-feira, o grupo Impact(o) encerrará o evento com a apresentação musical John Luther Adams – INUSKSUIT. A programação completa pode ser acessada no sítio www.emac.ufg.br
O II Simpósio Nacional de Musicologia e o IV Encontro de Musicologia Histórica, coordenados por Ana Guiomar Rêgo Souza (UFG), Vanda Freire (UFRJ) e Magda de Miranda Clímaco (UFG), espera superar o sucesso da primeira edição do evento, que contou com a participação de outras doze importantes universidades brasileiras, como a UnB, UDESC, UNIPLAC, UFU, UNICAMP, UNIVALI, UFMG, UFMT, UNIRIO, USP, UFSJ e STA MARCELINA-SP.
Confira a programação artística do evento:
01 de maio, terça-feira
Performance de Abertura: "Loa Virada"
14h, Auditório da UEG, Pirenópolis/GO
O Grupo de Estudo em Música e Cultura Popular Brasileira coordenado pela Profa. Dra. Renata de Lima Silva (FEF/UFG), do curso de Licenciatura em Dança da UFG e pelo músico percussionista Diego Amaral, apresentará na abertura do Congresso de Musicologia uma Performance que sistematiza alguns elementos que fazem parte do repertório de estudo do grupo que se reúne periodicamente a 1 ano e meio lançando um olhar para diferentes manifestações da cultura popular brasileira, no que diz respeito aos ritmos, cantos e outros aspectos culturais.
Ficha Técnica "Loa Virada"
Direção e Concepção: Diego Amaral
Atuação: Diego Amaral , Noel Carvalho , Renata Lima, Vinicius Bolivar
Apresentação Musical: RECITAL: Modinhas, Lundus e Mágicas
20h30, Theatro de Pyrenópolis, Pirenópolis/GO
O Recital Modinhas, Lundus e Mágicas apresenta a união do passado e presente, revivendo os Saraus do início do século XX, onde se cantavam os amores e as tradições. O espetáculo é o resultado artístico de projetos de pesquisa desenvolvidos por docentes de três Universidades Federais: UFG, UFRJ e UFU.
O Sarau inicia com apresentação de cantigas lundus e modinhas, acompanhadas por Viola de Arame, com direção do Prof. Flávio Cardoso de Carvalho (UFU). Na sequência, sob direção do Prof. Marcelo Coutinho (UFRJ), interpretações do gênero cênico-musical denominado Mágica. No repertório das Mágicas, peças de Chiquinha Gonzaga, Barroso Neto, dentre outros.
A parceria das três universidades permite que importantes pesquisas realizadas no âmbito acadêmico relacionadas à música e cultura brasileira, sejam conhecidas do público, difundindo antigas peças de compositores brasileiros.
Ficha técnica:
Direção: Profa. Ângela Barra (UFG), Profa. Urânia Maia (UFG), Profa. Valéria Figueiredo (UFG), Profa. Ana Guiomar Rêgo Souza (UFG), Prof. Carlos Costa (UFG), Prof. Flávio Cardoso de Carvalho (UFU) e Prof. Marcelo Coutinho (UFRJ)
Músicos:
Profa. Ângela Barra (UFG) – Canto; Profa. Heloísa Barra (UFG) – Piano; Prof. Carlos Costa (UFG) – Piano; Anderson Rocha – Violino; José Ricardo Eterno - Canto e Violão; além de dois cantores alunos da UFRJ.
Atores/bailarinos:
Vinicius Bolivar e Lorena Pontes
02 de maio, quarta-feira
Apresentação Musical: Música Sacra Brasileira
20h, Matriz Nossa Senhora do Rosário, Pirenópolis/GO
O Concerto “Música Sacra Brasileira” é composto por obras cujos manuscritos estão hoje depositados no Acervo Balthasar de Freitas. Esse acervo é um dos cinco acervos de Goiás conhecidos hoje que contêm manuscritos musicais dos séculos XVIII e/ou XIX. O Acervo Balthasar de Freitas está hoje sob a guarda da Professora Ivana de Castro Carneiro e é uma das mais ricas fontes para a história da música em Goiás.
As obras escolhidas para o concerto foram todas copiadas em Jaraguá ou Niquelândia (na época São José do Tocantins) no decorrer do século XIX, apesar de que algumas delas podem ter sido compostas em período anterior a essa data. Oriundas de Niquelândia são o Te Deum, a Novena Para Nossa Senhora da Conceição e o Credo de São José do Tocantins; de Jaraguá são o Pange Lingua, o Benedictus e o Surrexit Dominus. Independente da data e do local em que foram compostas, as presentes obras oferecem um inequívoco exemplo da música que era ouvida nas igrejas de Goiás no período anterior à Proclamação da República.
As pesquisas no Acervo Balthasar de Freitas se iniciaram no ano 2000 pelo musicólogo Dr. Marshal Gaioso Pinto, responsável pela edição das obras apresentadas nesse programa, bem como pela direção musical do concerto. O musicólogo tem se dedicado ao estudo e à divulgação do acervo na última década e é autor de diversas publicações sobre o assunto, tendo apresentado o resultado de suas pesquisas no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.
O concerto conta com a participação dos solistas Rose Dália Carlos (soprano), Ana Paula Dias (contralto), Michel Silveira (tenor), Edson Marques (baixo) e Marina Machado (contínuo). A regência é do maestro Marshal Gaioso.
03 de maio, quinta-feira
Apresentação Musical: Homenagem a John Cage – “Palestra sobre nada” e Performance
11h, Auditório da UEG, Pirenópolis/GO
Apresentação do Grupo de Percussão da EMAC/UFG, Impact(o), com direção do professor Fábio Fonseca de Oliveira (UFG).
Apresentação Musical: Concerto "Diversidades"
21h, Praça da Leitura, Pirenópolis/GO
A Banda Pequi, sob regência do maestro Jarbas Cavendish, apresenta nesse show uma refinada síntese de seu repertório, genuinamente focado na música popular brasileira. Serão apresentadas canções de seu último CD, com a participação de Nelson Faria e Leila Pinheiro, e novas canções de João Bosco. O repertório busca uma diversidade de gêneros e autores, passando por Hermeto Pascoal, Baden Power, Guinga e Milton Nascimento, dentre outros.
Música s:
BERIMBAU
VALE DA RIBEIRA
BROOKLYN HIGHT
ESTAMOS AI
INCOMPATIBILIDADE DE GENIOS
BALA COM BALA
LINHA DE PASSE
RIO
FEITIO DE ORAÇÃO
DINDI
CANIBAILE
VERA CRUZ
Ficha técnica: Banda Pequi
COORDENAÇÃO E REGÊNCIA: Jarbas Cavendish
SAXOFONES
Foka
Johnson Machado
Juarez Portilho
Everton Loredo
Philip Jonatas
Marcos Lincom
TROMPETES
Manassés Aragão
Alan Costa
Tonico Cardoso
Bruno Pereira
TROMBONES
Luis Fagner
Kalebe Pinheiro
Jackes Douglas
Magno Souza
BASE
Bruno Rejan - baixo
Silvio de Oliveira - guitarra
Diones Correntino - piano
Jader Steter – bateria
Fabio Oliveira, Diego Amaral e Noel Carvalho - percussão
VOZ: Grace Carvalho
LOGÍSTICA: Wesley Marinho
ADMINISTRAÇÃO: Ludmila Castro
04 de maio, sexta-feira
Apresentação Musical: John Luther Adams - INUSKSUIT
19h30, Praça da Leitura, Pirenópolis/GO
Encerrando o evento, a apresentação do Grupo de Percussão da EMAC/UFG, Impact(o), com direção dos professores Fábio Fonseca de Oliveira (UFG) e Paulo Guicheney Nunes (UFG).