Premiação da segunda fase das Olimpíadas Brasileiras de Física 2010
Evento
/e/2436-premiacao-da-segunda-fase-das-olimpiadas-brasileiras-de-fisica-2010: Anfiteatro do Instituto de Física
: 25 de Novembro 2010 às 22:00 a 01 de Novembro 2013 às 12:40
Na próxima sexta-feira, dia 26/11, às 16 horas, será realizada no Anfiteatro do Instituto de Física a cerimônia de premiação dos melhores colocados na 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física 2010. A OBF é uma ação de extensão da UFG que neste ano vai premiar com certificados e medalhas de menção honrosa os quatro primeiros colocados de cada categoria e medalhas de bronze, prata e ouro para os melhores alunos do ensino fundamental (9º ano) e ensino médio do estado de Goiás. Serão 132 alunos premiados de 37 colégios públicos e particulares.
A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um evento nacional promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e com Coordenações em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. A coordenação estadual em Goiás está a cargo do Instituto de Física da UFG devidamente cadastrada como uma ação de extensão no SIEC (Sistema de Informação de Extensão e Cultura) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura. O coordenador do projeto é o professor José Rildo de Oliveira Queiroz.
Os vencedores da OBF, assim como seus professores e escolas, são premiados em seus estados pela SBF, por meio das coordenações estaduais, com diplomas e medalhas. Os alunos selecionados poderão participar das Olimpíadas Internacionais de Física. O Brasil, pela OBF, participa de duas olimpíadas internacionais: a Olimpíada Internacional de Física (International Physics Olympiad – IPhO) e a Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF). As competições denominadas “olimpíadas científicas” encontram-se entre as novas formas de divulgação da ciência. As olimpíadas científicas são um instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental e médio, bem como ajuda a identificar jovens talentosos que podem ser estimulados a seguir carreiras técnico-científicas.