Curso em Gestão Solidária da Atenção Hospitalar

Evento

/e/2314-curso-em-gestao-solidaria-da-atencao-hospitalar

: Nesc/UFG

: 19 de Maio 2010 às 21:00 a 01 de Novembro 2013 às 12:40

Capacitação é promovida pela Ride/DF em parceria com UFG, UnB, Fepecs e Secretaria Estadual da Saúde

Começa amanhã (20), em Pirenópolis, o curso de extensão Gestão Solidária da Atenção Hospitalar, promovido pela Rede Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (Ride/DF), com financiamento do Ministério da Saúde e contribuição de parceiros, como o Núcleo de Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Nesc/IPTSP/UFG), o Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília (Nesp/UnB), a Secretaria da Saúde do Estado de Goiás e a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

 

A coordenadora do curso, Claci Fátima Weirich, explica que o cenário atual dos serviços públicos de saúde apresenta grandes desafios aos gestores e exige constante desenvolvimento de conhecimentos e atualização em ferramentas de gestão. “O curso tem a intenção de contribuir para a melhoria da gestão da saúde dos municípios da Ride-DF, tendo como objetivo qualificar as equipes envolvidas no processo de gestão da atenção hospitalar. Visa ao aprimoramento das ações em saúde e à integração dos serviços em saúde dos municípios que compõem a Ride-DF”, detalha a coordenadora.

 

Com duração de 130 horas e gratuito para os discentes, o curso será ministrado de maio a setembro de 2010, em forma de módulos. Haverá quatro encontros presenciais e, entre os módulos, atividades dispersivas acompanhadas por tutorias. O primeiro encontro será realizado em Pirenópolis nos dias 20 e 21 de maio.

 

Para a coordenadora do Nesc, Marta Rovery, os projetos de pesquisa e de intervenção na região do Entorno de Brasília são de importância prioritária por causa de suas demandas sociais, de planejamento e, em especial, de saúde. O curso se insere neste contexto e revela o compromisso da UFG com a realidade social e com a melhoria das condições de vida das populações goianas. "Quando a universidade identifica um gargalo, como o do Entorno de Brasília, e investe seus recursos humanos e físicos para alterar a realidade, ela coloca o seu saber a serviço do desenvolvimento local".

 

Mais informações: www.nesc.ufg.br/ridesaude