Emac promove temporada 2010 da série Concertos na Cidade

Evento

/e/2273-emac-promove-temporada-2010-da-serie-concertos-na-cidade

: AUditório do Sesc Cidadania

: 06 de Abril 2010 às 21:00 a 01 de Novembro 2013 às 12:40

Abertura da série deste ano contará com apresentação do violoncelista Antônio del Claro e do pianista Ney Fialkow

A Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, em parceria com o Sesc Cidadania, promove, no próximo dia 7 de abril (quarta-feira), a abertura da Temporada 2010 da série Concertos na Cidade, com uma apresentação do violoncelista Antônio Del Claro e do pianista Ney Fialkow. Este é o quinto ano consecutivo do projeto, coordenado pelas professoras Gyovana Carneiro e Ana Flávia Frazão, da EMAC/UFG.

 

 

CONCERTOS NA CIDADE TEMPORADA 2010 UFG – SESC

 

PIANO e VIOLONCELO

Antônio Del Claro, violoncelo

Ney Fialkow, piano

Dia 7 de abril (quarta-feira), às 20h30

Local: SESC CIDADANIA (Avenida C 197qd. 489 Lt. 01/21 - Jardim América)

Entrada Franca

Coordenação Geral: Ana Flávia Frazão

Direção Artística: Gyovana Carneiro

Antônio Del Claro, violoncelo O violoncelista Antonio Lauro Del Claro nasceu em São Paulo. Desde muito cedo conviveu com a música, pois vários membros de sua família foram e são instrumentistas. Classificou-se em 1º lugar no Concurso de Verão Musical de Taomina (Itália).Com uma bolsa concedida pelo Governo do Estado de São Paulo, estudou em Paris com Roberto Salles, mas foi em Genebra (Suíça) que teve oportunidade de aperfeiçoar-se, tornando-se discípulo do consagrado violoncelista Pierre Fournier. Foi o mais jovem integrante da Orquestra de Câmara "Pró-Música" de São Paulo e da Orquestra Filarmônica de São Paulo, tendo sido posteriormente primeiro violoncelista da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo e da Orquestra da USP. Na Suíça fez parte do "Trio de Genebra" juntamente com o pianista Daniel Spielgeberg e a violinista Saskia Fillipini, tendo realizado gravações para a Radio Suisse Romande, e se apresentado na França, Suíça e Itália. Como recitalista tem atuado no Brasil, França, Suíça, Itália, América Latina e EUA. Como professor, além de ter integrado o corpo docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, na cadeira de violoncelo, realiza seminários de violoncelo e Master-Classes em diversas cidades do Brasil e EUA, participando também dos mais importantes festivais de música do Brasil. Foi convidado a participar como violoncelista brasileiro convidado da Fundação Symphonicum Europae no Lincoln Center em Nova York temporada 98/99. Fundação esta que busca a união espiritual dos homens através das artes, e teve entre seus ilustres fundadores Pablo Casals.


Ney Fialkow, piano Premiado em diversos concursos, destacando-se o cobiçado título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo, os primeiros prêmios nos concursos nacionais de piano da Universidade Católica do Salvador e o Concurso Nacional Edino Krieger, o pianista Ney Fialkow tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor do Instituto de Artes UFRGS, em Porto Alegre, instituição onde estudou com Zuleika Rosa Guedes.
Sob os auspícios do governo brasileiro, realizou formação em pós-graduação nos EUA, obtendo o título de Doutor em Música no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, Baltimore, onde foi assistente da célebre pianista Ann Schein. Realizou também com distinção o Mestrado em Música no New England Conservatory, Boston, com Patrícia Zander.

Em parceria com o aclamado violinista Carmelo de los Santos, recentemente lançou o CD “Sonatas Brasileiras”, tendo sido acolhido pelo público e crítica especializada como “um dos melhores registros que o Brasil produziu de sua música de cãmera”. Em julho de 2006 realizou concerto com o Trio Porto Alegre (Cármelo de los Santos e Hugo Pilger) no projeto “Copa da Cultura”, promovido pelo Ministério da Cultura do Brasil em Berlim, na Alemanha, além de apresentações do Trio em Santiago, Buenos Aires e Assunção, com repertório dedicado à música de câmera brasileira. Ney Fialkow é formado em Medicina pela UFRGS em 1982. Internista e intensivista, exerceu atividade médica até 1991, desde então dedicando-se integralmente à Música.

"...sonoridade perfeita, fraseado harmonioso, dedilhado preciso e suave, marca registrada dos grandes pianistas" - Jornal da Tarde, SP

 "...fervilhando brasilidade nos Ponteios de Guarnieri" – L’Alsace, França

 em duo com o violinista Carmelo de los Santos: “duo de perfeita integração” - O Globo

 

 PROGRAMA

 

Robert Schumann (1810-1856)


Cinco Peças em estilo popular Op. 102
- Com Humor
- Lentamente
- Sem pressa, com muito colorido
- Não muito rápido
- Forte e marcado

 


Sergei Rachmaninoff (1873 - 1943)


Sonata em Sol Menor, Op 19 para violoncelo e piano
Allegro Moderato
Allegro scherzando
Andante
Allegro mosso