Palestra: Descoberta de Informações no terceiro milênio
Evento
/e/2078-palestra-descoberta-de-informacoes-no-terceiro-milenio: INF/UFG
: 12 de Maio 2009 às 21:00 a 01 de Novembro 2013 às 12:40
Palestra: Descoberta de informações no terceiro milênio
Palestrantes: Prof. Dirson Santos de Campos (professor INF/UFG) e Renan Rodrigues de Oliveira (aluno do mestrado do INF/UFG).
Dia: 13/05/2009 (Quarta-feira) às 14h00 Auditório do Instituto de Informática (INF/UFG)
Resumo: O terceiro milênio é conhecido como a era da informação, principalmente em virtude do uso intenso, atual e futuro, da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em atividades governamentais, empresariais ou científicas com efeitos práticos no cotidiano das pessoas e instituições.
Um dos efeitos da TIC é o crescimento explosivo de informações disponibilizadas em diversos formatos de dados e meios eletrônicos, como bancos de dados, páginas web, documentos em formato textuais (.doc, .pdf). A análise de enormes quantidades e diversidades de informações em mídia computacional é um dos grandes desafios da pesquisa na computação. É preciso encontrar formas eficientes de representar, interpretar, recuperar e visualizar grandes quantidades de informações. Essa demanda impõe a necessidade de novas ferramentas e técnicas para análise automática e inteligente de dados.
As ferramentas e técnicas empregadas para análise dos imensos repositórios de informações são os objetos de estudo da área da descoberta de conhecimento que pode ser aplicada a banco de dados, mineração da web, repositórios textuais, bibliotecas digitais multimídias etc.
A mineração de dados é uma das etapas da descoberta de conhecimento. Ela é responsável pela seleção dos métodos a serem utilizados para localizar padrões não triviais em dados. Essa busca efetiva por padrões permite descobrir uma nova forma de representação, recuperação e visualização das informações, que podem ser aglutinadas mediante regras ou heurísticas das etapas da mineração.
Por fim, um exemplo prático de mineração de dados será apresentado, usando uma das mais conhecidas e completas ferramentas livres da atualidade. A ferramenta Weka (Waikato Environment for Knowledge Analysis) que foi desenvolvida pela Universidade neozelandesa de Waikato usando a linguagem Java. Ela possui pacotes de algoritmos de aprendizagem aplicáveis a problemas reais envolvendo a mineração de dados.