Duo de gaita e piano na temporada 2009 do projeto "Concertos na Cidade"
Evento
/e/2076-duo-de-gaita-e-piano-na-temporada-2009-do-projeto-concertos-na-cidade: SESC Cidadania
: 05 de Maio 2009 - 21h às 21h
A série Concertos na Cidade abre a Temporada 2009 com a apresentação do duo de gaita e piano dos músicos José Staneck e Flávio Augusto, nesta quarta-feira, dia 6 de maio, às 20h30, no auditório do Sesc Cidadania. Este é o quarto ano da série, com a coordenação geral da profa. Ana Flávia Frazão e a direção artística da profa. Gyovana Carneiro, da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. Já foram agendados diferentes concertos com variadas formações compostas por músicos locais, nacionais e internacionais para o ano de 2009. O concerto terá obras de Villa-Lobos, Guerra-Peixe, G. Gershwin e Piazzola, com os premiados músicos cariocas José Staneck e Flávio Augusto.
Misturando influências diversas, José Staneck desenvolve um estilo próprio, no qual elementos, tanto da música de concerto quanto da música popular brasileira e do jazz, se fundem a serviço de uma sonoridade e expressividade marcante. Estudou harmônica com Maurício Einhorn, harmonia funcional com Isidoro Kutno e análise estética com o maestro e compositor H. J.Koeullreutter. Em 2007, obteve o título de Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Venceu o I Concurso da Sociedade Brasileira de Jazz em 85, e a I Copa People de Música Instrumental em 88.
Em duo com o violonista Paulo Rogério Viana gravou um disco dedicado à obra de Tom Jobim, e levou a música brasileira a Portugal, Washington e Angola. Como integrante do grupo Jazz Brazzil gravou dois discos. Ao lado de grandes músicos como Laís Figueiró, Cristina Braga, Sheila Zagury, Jerzy Milewski, duo Santoro de violoncelos e Flavio Augusto, vem desenvolvendo um trabalho camerístico de muita beleza e criatividade. Com o pianista Luiz Avellar gravou o CD “Pés Descalços” – ainda inédito.Trabalhando na construção de um repertório específico para a harmônica já lhe foram dedicadas algumas obras por importantes compositores.
Para cinema, gravou ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira, para a trilha sonora do filme “Uma vida de paixão” do cineasta Zelito Viana sobre a vida de Villa-Lobos; "Os desafinados" de Walter Lima Jr; e participa da trilha do curta metragem "Nós somos um poema", sobre o encontro entre Pixinguinha e Vinicius de Moraes. Em 2006, lançou seu primeiro CD solo – “A Poética de uma Harmônica Brasileira”. Vem se apresentando ao lado de importantes orquestras brasileiras como: Sinfônica Brasileira, Petrobrás Sinfônica,Paraíba, Bahia, Porto Alegre, Nacional, Recife, Curitiba, Goiás e Espírito Santo. No final de 2004, gravou com a Orquestra Sinfônica Nacional de Lima - Peru, o “Concerto para harmônica e orquestra” de H. Villa-Lobos.
Como diretor durante 15 anos da Musiarte Curso Integrado de Música, desenvolveu importante trabalho na área do ensino, e atualmente, com o apoio e patrocínio da Fábrica de Harmônicas Hering, viabiliza um trabalho social de inclusão cultural, atendendo a comunidades carentes e projetos sociais, levando o ensino de música, mediante a “gaitinha”, para crianças em diversos locais do Brasil.
Flávio Augusto, piano
Detentor de 28 primeiros prêmios em Concursos Nacionais e Internacionais de Piano, em 1988, tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar o 1º lugar no Concurso Internacional de Piano “Villa-Lobos”, no Rio de Janeiro. Natural de Poços de Caldas (MG), iniciou seus estudos de piano aos quatro anos de idade, tendo como professores os pianistas Homero de Magalhães, Gilberto Tinetti e Myrian Dauelsberg. Concluiu os cursos de Bacharelado em *Piano* e Licenciatura Plena em *Música* pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro; pós-graduação em *Filosofia* pela Universidade Estadual de Montes Claros, MG; e mestrado em *Práticas Interpretativas* pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Desde os treze anos tem sido solista das principais orquestras do País. No Brasil, já se apresentou em quase todos os estados, atuando isoladamente ou ao lado de grandes cantores e instrumentistas. No exterior, já se apresentou em importantes salas de concerto nos Estados Unidos, França, Alemanha, Suíça, Itália, Espanha, Portugal, Bélgica, Áustria, Finlândia, Londres, Nova Zelândia, Venezuela, Chile e Paraguai. Em 1990, gravou seu primeiro disco com os “Prelúdios para Piano” do compositor francês Claude Debussy. Fez também a primeira gravação mundial dos “50 Estudos para Piano” do compositor Cramer. Gravou o CD “Arco & Tecla” com o violinista Ricardo Amado e o CD “Impressões Brasileiras” com o violinista Daniel Guedes.
É também integrante do premiado *Trio Aquarius* (juntamente com o violinista Ricardo Amado e do violoncelista Ricardo Santoro) – com quem já gravou dois CDs dedicados a compositores brasileiros. Foi professor do Conservatório Estadual de Música “Lorenzo Fernândez” e do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Montes Claros (MG). Em setembro de 2004, passou em 1º lugar no concurso público para “Pianista” da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nessa mesma instituição, foi professor substituto de Piano nos anos de 2006 e 2007. É frequentemente convidado para participar como jurado dos mais importantes concursos nacionais de piano, assim como para ministrar aulas nos principais Festivais de Música do país.
PROGRAMAÇÃO
C.Guerra-Peixe Três Peças:
(1914-1993)
Galope
Reza de defunto
Toque "jêje"
Drummondiana:
Qualquer tempo
Festa no brejo
De viola e rabeca (Mourão)
H.Villa-Lobos Valsa da Dor
(1887-1959) O Trenzinho do Caipira
G.Gershwin Suíte sobre a ópera "Porgy and Bess":
(1898-1937) Summertime/A woman is a sometime thing
My man's gone now
Bess, you is my woman now
It ain't necessarily so
There is a boat leaving
A.Piazzolla Meditango
(1921-1992) Inverno e Verão (das "Quatro Estações Portenhas")