FIC recebe o sociólogo italiano Massimo Di Felice

Evento

/e/20521-fic-recebe-o-sociologo-italiano-massimo-di-felice

: Faculdade de Informação e Comunicação - Câmpus Samambaia

: 01 de Dezembro 2017 às 09:00

 

A Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) recebe no dia 1º de dezembro, às 9 horas, o lançamento nacional do livro Net-ativismo: Da ação social para o ato conectivo (Ed.Paulus), do sociólogo Massimo Di Felice. O primeiro lançamento se deu na Itália e, em seguida ao Brasil, o livro será lançado em Portugal e França.
A obra faz parte de uma trilogia que começou com a publicação do Paisagens pós-urbanas O fim da experiência urbanas e as formas comunicativas do habitar (Ed. Annablume), que abordava o estudo das formas comunicativas do habitar, ou seja, da análise das relações entre tecnologias de comunicação, território, ambiente e pessoas.
Neste segundo livro, a análise aborda as qualidades ecológicas das interações nas redes digitais, analisando a passagem das qualidades opinativas e políticas das interações para as formas sociotécnicas e transorgânicas do agir. A obra pretende lançar um olhar para além da ideia
social e sociológica das interações exclusivamente humanas, substituindo a ideia de ação antropomórfica pela ideia de ato conectivo.
O terceiro volume da série será dedicado à análise das novas declinações digitais do comum, ainda em escritura.

O autor

Massimo Di Felice é sociólogo pela Universidade La Sapienza de Roma e livre-docente pela Universidade de São Paulo, professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA – USP), fundador do Centro de Pesquisa Internacional sobre Redes Digitais Atopos, diretor científico do Instituto Italiano di Alti Studi Toposofia e coordenador de um Observatório Internacional sobre Net-ativismo. É também cofundador do Centro di Ricerca e Teoria Sociale per la Sostenibilità e le Nouve Tecnologie, Sustenibilia, da Universidade La Sapienza de Roma. Foi professor visitante das universidades Paris V Sorbonne, Paul Valery de Montpellier, Roma III, das universidades de Córdoba e Lusófona de Porto, entre outras. 

 

Netativismo

Categorias : destaque