UFG recebe o escritor belga Luc Vankrunkelsven
Evento
/e/19941-ufg-recebe-o-escritor-belga-luc-vankrunkelsven: Pátio das Humanidades (Câmpus Samambaia)
: 18 de Junho 2018 às 08:30
Na próxima segunda-feira, dia 18 de junho, a UFG recebe mais uma vez o escritor belga Luc Vankrunkelsven. Na ocasião, ele vai lançar o seu novo livro A rã que não se deixou ferver, Clima em movimento. O evento será no Pátio das Humanidades, no Câmpus Samambaia, a partir de 8h30. Na programação da manhã, o escritor e teólogo falará ainda sobre as Commodities no Cerrado e haverá a exibição do filme O Ritmo da Lagarta. Em seguida, o escritor participará de uma roda de conversa sobre Agroecologia como saída sustentável frente ao atual modelo de produção e consumo.
Luc Vankrunkelsven, que também é autor de publicações de pesquisas sobre o Cerrado brasileiro, é militante junto à ONG Wervel em Bruxelas, acompanhando as discussões e movimentações do parlamento europeu em torno da política de importação que provoca impactos aqui e além-mar. Temas como o modelo de produção agrícola baseado na
monocultura, a soberania alimentar, a engenharia genética, o patenteamento de seres vivos, a agricultura familiar estão no foco principal da ONG belga.
Para as atividades da manhã de segunda-feira serão oferecidos, aos presentes que tenham interesse, certificados de participação. Além de Goiânia, Luc ja percorreu, nessa temporada no Brasil, outras capitais, como Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasilia.
No último dia 13, na livraria Sebinho em Brasília, ocorreu o lançamento de A rã que não se deixou ferver, Clima em movimento, num evento organizado pela Embaixada do Reino da Bélgica, pela ONG belga Wervel e com a participação da Delegação da União Europeia e do Instituto Socioambiental. O público no interior do país também pôde discutir os impactos do modelo agrícola brasileiro, pois o escritor também percorreu cidades pequenas e médias, como a paranaense Matinhos e a catarinense Chapecó.