I Congresso Goiano de Educação Ambiental começa no dia 15
Evento
/e/1973-i-congresso-goiano-de-educacao-ambiental-comeca-no-dia-15: Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da UFG
: 14 a 17 de Outubro 2008
I Congea reunirá educadores de todo o estado e pretende unificar agendas, ações e projetos em educação ambiental
A Universidade Federal de Goiás (UFG) sedia, entre os dias 15 a 18 de outubro, o I Congresso Goiano de Educação Ambiental – CONGEA. O evento contará com a presença de grandes nomes, que irão expor a realidade da educação ambiental no Brasil e sua importância para a busca da sustentabilidade planetária.
O I Congea visa fortalecer o debate sobre educação ambiental, como proposta de solução aos graves problemas ambientais, no estado e no mundo. A união de todos os segmentos da sociedade no congresso irá fomentar os espaços coletivos de articulação e trocas de experiências, assim como proporcionará a unificação de agendas, ações e projetos entre as diversas entidades e pessoas envolvidas na construção de uma educação ambiental crítica, emancipadora e transformadora.
A coordenadora geral do CONGEA, professora e pesquisadora do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da UFG, Sandra Fátima Oliveira, fala sobre a importância do evento. "Além de ser uma iniciativa pioneira em Goiás, a principal relevância desse encontro reside na própria tentativa de implementar e integrar as práticas em EA no contexto do Cerrado goiano, possibilitando, assim, uma maior articulação e mobilização por meio da organização social em rede", ressalta.
O I Congea será também uma ação preparatória do estado de Goiás para o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, evento que reúne educadores/as ambientais de todo o país, que será realizado em julho do próximo ano, na cidade do Rio de Janeiro.
Educação ambiental
A Educação Ambiental é um instrumento cada vez mais requisitado para a efetivação de programas que promovem sociedades sustentáveis e a responsabilidade global. A importância da Educação Ambiental para a manutenção e preservação da vida em todos os espaços sociais, seja no ensino formal, no ensino não formal, dentro das empresas ou mesmo em todas as atividades da vida cotidiana, depende da capacidade de nos integrarmos ao ciclo da vida, respeitando suas leis e sistemas. A atualidade exige uma formação humana integral que propicie a vivência de valores humanos e da ética, com o cuidado planetário e com todas as manifestações de vida na Terra, inclusive a humana. Nesse sentido, a realização do I Congresso Goiano de Educação Ambiental será um importante marco para subsidiar debates e práticas em Educação Ambiental em todo o estado de Goiás.
Para acessar a programação completa e outras informações, visite o site do evento: www.iesa.ufg.br/congea