Mesa-redonda aborda a prática como componente curricular

Evento

/e/19611-mesa-redonda-aborda-a-pratica-como-componente-curricular

: Auditório do ICB I

: 04 de Abril 2018 às 17:30

O Laboratório de Estágio Supervisionado e Ensino de Ciências (LESEC) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) vai realizar, nesta quarta-feira (04), às 17 horas, uma mesa redonda como parte das atividades do Fórum Ser Professor!. A  mesa redonda tem como tema “A Prática como Componente Curricular (PCC): as experiências do ICB”. Os debatedores serão a Profa. Dra. Cristina da Costa Krewer Masciolli e o Prof. Dr. José Alexandre de Felizola Diniz Filho, com mediação da Profa. Dra. Adda Daniela L. Figueiredo Echalar.

 Fórum_Ser_Professor

O Fórum Ser Professor! foi uma atividade inicialmente organizada em 2012, pelos professores vinculados ao LESEC (Laboratório de Estágio Supervisionado e Ensino de Ciências) do ICB/UFG para fortalecer as discussões sobre formação de professores de ciências/biologia na unidade.  Nesse ano (2012) foram três palestras organizadas e a atividade atendeu mais de 100 participantes entre alunos de graduação, pós-graduação e professores da educação básica. 

Em 2017 o Fórum Ser Professor! foi reorganizado como projeto de extensão permanente no ICB/UFG. O projeto visa problematizar o contexto educacional brasileiro, por meio de ações que articulem a extensão, o ensino e a pesquisa de forma indissociável, integrando ainda a universidade e a sociedade via escolas de educação básica e preferencialmente um de seus sujeitos: os professores.

Na equipe executora, além de docentes e alunos (graduação e pós-graduação) da UFG, a proposta conta com a participação da comunidade externa/sociedade, pois professores da educação básica também estão na organização dessa atividade. Com atividades mensais entre agosto de 2017 e julho de 2018 essa proposta de extensão foi organizada para suscitar discussões que vão desde os dilemas da formação inicial passando pelos aspectos da profissionalização e identidade docente a temas socioculturais que desafiam a prática profissional do professor na escola.

Categorias : destaque