O piano e suas perspectivas - entrevista on-line com Alejandro Rossi

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: YouTube UFG Oficial

: 28 de Agosto 2020 às 17:00

Entrevista on-line Alejandro Rossi

O piano e suas perspectivas - entrevista on-line com Alejandro Rossi

Alejandro Iglesias Rossi é presidente do Conselho Argentino de Música e vice-presidente do Conselho de Música das Três Américas do International Music Council (Unesco).

O maestro desenvolveu a sua atividade em diferentes áreas do campo musical. Como compositor, é a única personalidade que recebeu as duas distinções musicais emblemáticas da Unesco: o primeiro prêmio da "International Rostrum of Composers" (Paris 1985) pela sua obra "Ritos Ancestrais de uma Cultura Esquecida" (Paris 1985) considerada como "uma obra-prima da música do século XX ", do Conselho Internacional de Música da Unesco; e o "International Rostrum of Electroacoustic Music" (Amsterdam 1996), por sua obra "Angelus".

Suas obras foram apresentadas em todo o mundo nas grandes salas de concerto Lincoln Center, Georges Pompidou Centre, Carnegie Hall, Oslo Konserthus, Teatro Colon, Filarmônica de Varsóvia, Amsterdam Concertgebouw, London Queen Elizabeth Hall, Hong Kong City Hall, bem como em rádios e televisões (BBC, Radio France, Deutschland Radio-Berlin, RAI, Polish National Radio, NHK-Tokio, Societe Radio Canada-CBC, New Zealand National Radio e Radio Nacional de España, entre outras).

Foi júri do Prêmio de Honra de Música da Unesco de 1991 (Paris), das Jornadas Mundiais da Música de 1992 (Varsóvia) e do Prêmio de Composição Musical do National Endowment for the Arts da Argentina, entre outros.

Como intérprete e Maestro, criou a “Orquesta de Instrumentos Autoctonos e Nuevas Tecnologias” e a conduziu em turnê por todo o mundo, cujo produto é o seu mais recente DVD que está no catálogo Naxos. O trabalho da Orquestra foi galardoado com o Musical Rights Awards do International Music Council por ser “um Programa inspirador que recupera e dá vida artística aos instrumentos musicais indígenas, muitos deles esquecidos, ao desenvolver investigação, composição, cursos universitários, cursos comunitários, exposições, concertos e um modelo musical pedagógico para crianças e adultos de todos os níveis. ”

Como educador musical, criou e dirige o Mestrado em Criação Musical, Novas Tecnologias e Artes Tradicionais e o Bacharelado em Música Nativa, Clássica e Popular da América na Universidad Nacional Três de Febrero.

Ele foi convidado a realizar seminários em vários países ao redor do mundo: Indonésia, Canadá, Nova Zelândia, Jordânia, França, Polônia, Brasil, Colômbia, Chile, Bolívia, Venezuela, Cuba, México, Porto Rico, África do Sul e Cingapura.

Como pesquisador, criou e dirige o Centro de Etnomusicologia e Criação em Artes Tradicionais e de Vanguarda da Universidad Nacional de Três de Febrero. Ele viajou pela América com o objetivo de resgatar os instrumentos musicais nativos desconhecidos por séculos (por exemplo: incensários sonoros, garrafas de apito zoomórfico e antropomórfico, apitos ehecatl, flautas e ocarinas duplas, triplas e quádruplas, etc.) e inseri-los novamente no corpus disponível para criação, pesquisa, luthería e interpretação contemporânea.

O projeto acadêmico-artístico que dirige na Universidad Nacional de Três de Febrero foi declarado de Interesse Cultural tanto pelo Senado da Nação Argentina como pelo Parlamento do Mercosul, a declaração indica que “este modelo de pesquisa e criação é único no mundo e tenta abordar o conhecimento de forma abrangente. Nesse cruzamento de instrumentos indígenas com as novas tecnologias, o estudo com a criação, o teórico com o prático, e o saber moderno com o saber antigo, é promovida uma ideia de trabalho que a aproxima de uma concepção ritualística e celebratória da música".