“O que pode um corpo ?”: diálogos sobre a produção de vidas vivíveis
Evento
/e/19263-o-que-pode-um-corpo-dialogos-sobre-a-producao-de-vidas-viviveis: Centro de Aulas da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG
: 01 de Julho 2019 às 11:20
O evento foi pensado e produzido por estudantes de diferentes cursos da Universidade Federal de Goiás (UFG) que estão cursando a disciplina de Núcleo Livre, intitulada “Educação do corpo: (des)construindo linguagens de gênero e sexualidade”, ofertada pela faculdade de Educação Física e Dança (FEFD/UFG), e que buscavam conhecer o campo dos estudos feministas, de gênero e queer,com o objetivo de problematizar e desconstruir estruturas identitárias binárias e excludentes, a partir da óptica das relações de gênero e de sexualidade.
Esse encontro de ideias, de potencias e de afetos produziu um desejo coletivo de dialogar academicamente sobre as possibilidades de vidas vivíveis, por meio de diferentes campos de conhecimento. Nesse sentido, produzir diálogos, desconstruir ‘verdades’, provocar afetos, acolher ideias e visibilizar possibilidades de vidas são alguns dos objetivos pensados para este evento, que traz como questionamento “O que pode um corpo?”. Como uma provocação analítica, a pergunta que inaugura este evento nos provoca a pensar sobre o que podemos e, ao mesmo tempo, em que somos interditad@s? Quais os interesses, as estratégias e os efeitos desse saber-poder que nos (auto)governa?
Para pensar sobre essas questões, recorremos ao dispositivo ‘vidas vivíveis’, para colocar em debate alguns discursos e enunciados que regulam e educam os corpos para a sujeição e a morte, mas que, ao mesmo tempo, também operacionalizam potentes discursos de afeto e devires-vida. O evento visa, portanto, acolher, ressignificar e produzir formas de resistências às intolerâncias de gênero e à sexualidade, trazendo as dimensões científica, artística, estética, esportiva e social para serem exploradas e vivenciadas. Para isso, propõe desenvolver as seguintes ações: concerto musical, performances artísticas e esportivas, oficinas, palestra, varal interativo, vídeo-debates e vivência de poesias, palavras e devires.
Contudo, solicitamos atenção de vocês, pois para participar do evento é preciso responder a uma simples pergunta: Você é capaz de se deixar tocar pela poesia, pela arte, pela música, pela descoberta da teoria, por suas potências de vida? Então, prepare-se!
Data: 01/07/2019
Horário: 11:20 às 16:20
Local: Espaço do Centro de Aulas (FEFD)
