Acervo da FAV - Arte Contempor_nea de Goi_s

Evento

/e/18066-acervo-da-fav-arte-contempor_nea-de-goi_s

: Galeria da FAV (campus II da UFG)

: 04 de Setembro 2006 às 21:00 a 10 de Outubro 2006 às 21:00

Exposi__o tem curadoria de Carlos Sena
A Galeria da Faculdade de Artes Visuais da UFG inaugura nesta terça-feira, dia 05, às 10 horas, a mostra Acervo da FAV – Arte Contemporânea de Goiás, com curadoria de Carlos Sena. A mostra é composta por vinte e três trabalhos de doze artistas expressivos do Estado, na atualidade: Anahy Jorge, Célio Braga, Edney Antunes, Enauro de Castro, Luiz Mauro, Marcelo Solá, Paulo Veiga Jordão, Pitágoras, Rosa Berardo, Selma Parreira, Telma Alves e ZéCésar. A exposição reúne trabalhos em desenho, pintura, gravura, colagem, escultura, objeto, instalação e fotografia, em olhares e linguagens que levam a apreender a essência do momento em que vivemos.
O projeto de ampliação, catalogação, manuseio e visibilidade do Acervo da FAV é um projeto encabeçado pelo curador da mostra, o professor Carlos Sena. Segundo afirma, a exposição visa criar mecanismos e aparatos institucionais para acolher e conservar a produção artística do passado e do presente para as gerações futuras, e visa, posteriormente, a criação do Museu de Arte da UFG. O processo contínuo de renovação do Acervo é feito a partir de doações dos artistas à instituição. Este processo tem resultado na formação de uma coleção que se amplia para abrigar também a produção nacional.
A exposição apresenta um recorte no Acervo, que prioriza a produção contemporânea de Goiás. A curadoria selecionou obras de artistas surgidos a partir dos anos 80 do século XX e cujas pesquisas podem traduzir algumas das principais preocupações das linguagens e poéticas atuais como a memória, o corpo, a apropriação de imagens prontas ou o uso de repertório autoral; a mescla entre técnicas e a busca por outros suportes e materiais, e mesmo a convivência entre a tradição e o experimentalismo.
Anahy Jorge exibe “Ilustres desconhecidos”, fotografias depessoas célebres da remota Goiânia, que um dia mereceram monumentos em praça pública e que, agora, presenciam o apagamento das suas memórias. Célio Braga apresenta fotografia de pele humana que foi exaustivamente recortada e interferida com pigmento, que se refere ao corpo em processo de flagelação e degradação. Edney Antunes apresenta fotos de crianças com tarja nos olhos figuradas como estampadas em papéis de balinhas numa espécie de máscara que alude a uma proteção social; esse trabalho foi um dos vencedores do Prêmio Multicultural Estadão, no ano 2000.
Paulo Veiga Jordão mostra a instalação “Aristóteles”,composta por fotografia e objeto no qual uma peça do vestuário foi interferida caligraficamente com texto do pensador grego. Pitágoras exibe uma série de desenhos sobre fotos de adolescentes, executadas pelo belga Manfred Jade, e que, interferidas, revelam expressivas e medonhas criaturas. Rosa Berardo exibe uma série fotográfica de nádegas de índios do Xingú, traçando uma iconografia corporal dos índios wallapiti e Kamaiura
Marcelo Solá mostra em desenho a representação de um avião como mancha impactante na oposição de preto e branco; o trabalho alude ao atentado de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center.. Telma Alves apresenta a pintura acrílica e giz pastel sobre tela onde as linhas de seu trabalho adquiriram a função de fundar o espaço e firmar o gesto na superfície. Luiz Mauro exibe um óleo sob tela, no qualum estranho grafismo torna-se pano de fundo para signos de uma linguagem arcaica.
Selma Parreira traz duas serigrafias da série “Luzalina”, composta por antigos rótulos do anil da marca Ideal, transformados em embalagens de anéis para lavadeiras. ZéCésar exibe dois trabalhos da série “Metrópolis”, no qual o artista apropriou-se de embalagens de produtos industrializados para recortar e organizar relevos que aludem a expansão imobiliária desenfreada. Enauro de Castro mostra a esculturana qual mesa e cadeira, após perderem suas funções, tombam agora como insólitos objetos de arte.
 
SERVIÇO:
Segunda a sexta, das 08h às 12h, e de 14h às 17h30.
Em cartaz até 11 de outubro de 2006.
Galeria da Faculdade de Artes Visuais da UFG – Campus II.
As visitas de escolas podem ser agendadas pelo telefone (62) 3521-1445.96
 
 
CONTATOS
 
Carlos Sena: (62) 3225-7958
Galeria da FAV: (62) 3521-1445