Professora da Faculdade de História lança livro

Evento

/e/17641-professora-da-faculdade-de-historia-lanca-livro

: Adufg Sindicato

: 30 de Outubro 2014

Sônia Magalhães discute a relação de pouco alimentação e doenças em Goiás no século XIX

A professora Sônia Maria de Magalhães, da Faculdade de História da UFG (FH/UFG) irá lançar seu livro “Males do Sertão – Alimentação, Saúde e Doenças em Goiás no século XIX” no próximo dia 30 de outubro, às 19h30 no Espaço Cultural de Lazer e Saúde da Adufg Sindicato.

No livro, a autora descontrói o mito de abundância de alimentos construído pela literatura e demonstra como alguns frutos silvestres contribuíram para melhorar a alimentação. A fome era comum nas classes pobres e mesmo os mais abastados sofreram dificuldades em diversos momentos. A alimentação era insuficiente, e a população sofria da ausência de uma política de assistência à saúde.

Livro Males do Sertão

Sobre a autora:

Sônia Maria de Magalhães possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestrado e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Realizou estágio pós-doutoral como bolsista PRODOC na Universidade Federal de Goiás nos anos de 2006 a 2007. Iniciou pós-doutorado no Programa de História das Ciências e da Saúde da Casa Oswaldo Cruz em 2014. É autora dos livros "Males do sertão: alimentação, saúde e doenças em Goiás no século XIX" (2014) e de " A Mesa de Mariana: produção e consumo de alimentos em Minas Gerais (1750-1850)" (2004). Participou da organização dos livros Casa de vereança de Mariana: 300 anos de História da Câmara Municipal"; "Histórias de Goiás: memória e poder"; "Cristianismos em Goiás", “O ensino de história: aprendizagens, políticas públicas e materiais didáticos". É coordenadora do Laboratório de Ensino (LEHIS) e o projeto PIBID Interculturalidades e Ensino de História da Faculdade de História da UFG. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Goiás, abastecimento, alimentação, fome, doenças, Minas Gerais, história da medicina, história e educação, formação de professores. É docente Adjunto III no Departamento de História da Universidade Federal de Goiás.