XII Encontro Nacional de Professores de Química Farmacêutica (XII ENPQF)
Evento
/e/16969-xii-encontro-nacional-de-professores-de-quimica-farmaceutica-xii-enpqf: Papillon Hotel
: 26 a 28 de Fevereiro 2013
A 12ª edição do Encontro Nacional de Professores de Química Farmacêutica (ENPQF) será realizado em Goiânia. Com o tem “A Química Farmacêutica Medicinal no Brasil: Novas Perspectivas no Ensino e Pesquisa”, o XXII ENPQF está marcado para os dias 27 de fevereiro a 1º de março de 2013, no Papillon Hotel.
O ENPQF é um evento tradicional, editado a cada dois anos, e itinerante, idealizado pelo professor Andrejus Korolkovas, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP). Nesta edição do encontro, serão proferidas dez palestras, duas mesas-redondas, além de uma sessão de apresentação de trabalhos científicos e de ensino na forma de pôsteres. A coordenação é dos professores da Faculdade de Farmácia da UFG, Carolina Horta Andrade (presidente), Ricardo Menegatti e Valéria de Oliveira.
Serão abordados tópicos de importância para o crescimento da área de Química Farmacêutica Medicinal no Brasil, como a “Criação da Área de Química Farmacêutica Medicinal no Comitê de Assessoramento do CNPq”, tema de uma mesa-redonda com a participação do professor João Luis Callegari, membro do Comitê de Assessoramento de Farmácia do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).
A palestra de abertura será proferida pela professora Elizabeth Igne Ferreira, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, intitulada "Química Farmacêutica Moderna: Contribuição Brasileira e Desafios". Já a de encerramento, "As peripécias da metila na Química Medicinal", caberá ao professor Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Entre as demais palestras, estão: “Desafios e oportunidades na pesquisa e desenvolvimento de fármacos para doenças negligenciadas”, com o professor Adriano Andricopulo, do Instituto de Física da USP-São Carlos, um dos pesquisadores de maior destaque na área e listado pela Universidade de Cambridge (UK) como um dos cientistas mais influentes do início do século XXI, graças a seu desempenho na Coordenação do Centro de Referência em Química Medicinal para Doença de Chagas da Organização Mundial de Saúde(OMS); além de "A inovação em fármacos no Brasil e a contribuição da Química Farmacêutica Medicinal", proferida por Heleno José Costa Bezerra Netto, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A programação científica completa do evento e maiores informações estão disponíveis em http://eventos.ufg.br/xiienpqf