II Goiânia Ópera Festival

Evento

/e/16463-ii-goiania-opera-festival

: Teatro Sesi e Centro Cultural UFG

: 23 a 30 de Maio 2011

 

A Universidade Federal de Goiás, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) realiza, de 24 a 31 de maio, o II GOIÂNIA ÓPERA FESTIVAL. Pegando carona no sucesso da primeira edição do evento, realizada em junho de 2008, a segunda edição pretende divulgar e difundir a ópera e o canto lírico em Goiânia, propiciando a apresentação de cantores e atores que atuam neste segmento em Goiás.


Segundo a coordenadora de Cultura da UFG e do Festival, Flávia Cruvinel, é preciso abrir espaços para a música erudita na cidade. “É notório no meio musical erudito que Goiânia é um celeiro de belas vozes e reconhecida como centro de excelência na formação de cantores líricos. Porém, grande parte da população desconhece este fato. O festival é uma grande oportunidade para a comunidade goianiense conhecer os profissionais que trabalham no segmento”.


O festival começa na terça-feira, 24 de maio, com a apresentação, a partir das 20h30, no Teatro SESI, de A Loteria do Diabo, Comédia Musical Mágica Portuguesa, montada por alunos e professores da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. O encerramento será no dia 31 de maio, no Teatro Madre Esperança Garrido, com a apresentação da ópera Madame Butterfly, de G. Puccini, com a Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob a regência do maestro Joaquim Jayme.


Além de apresentar os principais cantores líricos de Goiânia, o festival congregará todas as orquestras ativas na cidade: a Orquestra Acadêmica Jean Douliez – regida pelo Maestro Carlos Costa da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC/UFG), a Orquestra Goyazes (AGEPEL) e a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (SECTEC-CEP Basileu França), ambas regidas pelo maestro Eliseu Ferreira, e a Orquestra Sinfônica de Goiânia (SeCult), regida pelo maestro Joaquim Jayme.


O festival, realizado com base em projeto aprovado pela Lei Goyazes (AGEPEL/ Governo de Goiás), conta com cinco espetáculos em seu programa (confira programação detalhada em anexo ou no http://goianiaoperafestival.blogspot.com). A entrada para todas as apresentações e atividades acadêmicas é gratuita.
 

Importante: Os convites deverão ser retirados no local do evento durante o dia.


Confira:



Teatro SESI (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva, ao lado do Clube Antônio Ferreira Pacheco)



_ Abrindo o II Goiânia Ópera Festival, dia 24 de maio, teremos
A Loteria do Diabo, Comédia Musical Mágica Portuguesa, montada por alunos e professores da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. Horário: 20h30.

_ Noite das Àrias, no dia 26 de maio, às 20h30, participação de cantores solistas e da Orquestra Goyazes. Maestro Eliseu Ferreira.


_ Manhã Lírica, no dia 29 de maio, às 11 horas, participação de cantores solistas e da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. Maestro Eliseu Ferreira.



Centro Cultura UFG (Av. Universitária, 1533. Praça Universitária):


_ Recital de André Vidal, tenor cearense radicado em Brasília, no dia 27 de maio, às 20 horas.


_ Além da programação artística, o Centro Cultural UFG abrigará a parte acadêmica do festival com dois fórum de discussão (25 e 27 de maio), uma master class com André Vidal (28 de maio, pela manhã), e uma palestra com Edmar Ferretti, da UFU (28 de maio, à tarde). Toda a  programação é gratuita.



Teatro Madre Esperança Garrido:


_Finalizando a II edição do Goiânia Ópera Festival, no dia 31 de maio,  apresentação da ópera
Madame Butterfly, de G. Puccini, com a Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob a regência do maestro Joaquim Jayme. Nos papéis principais: Patrícia Mello (Butterfly), Michel Silveira (Pinkerton), Célia Ricardo (Suzuki), Paulo Rowlands (Sharpless) e Hélenes Lopes (Goro).