I Mostra de Cinema e Esporte
Evento
/e/16115-i-mostra-de-cinema-e-esporte: Auditório da Biblioteca Central da UFG
: 10 a 13 de Maio 2010
Em junho deste ano, durante 30 dias, o mundo mais uma vez vai girar em torno de uma bola. Frases assim provavelmente serão cansativamente repetidas até o início da Copa do Mundo de Futebol de 2010. A metáfora, comum nos períodos que antecedem o evento, tenta expressar a perplexidade diante da sua enorme capacidade de mobilização, que de fato é impressionante.
A título de exemplos, pode-se citar que, ao redor da entidade que organiza o evento a cada quatro anos, a FIFA, gravitam 207 países afiliados, mais que a ONU, que conta apenas com 191 associados. Na realização da última edição da Copa do Mundo, na Alemanha, em 2006, estima-se que cada partida tenha sido assistida por aproximadamente 350 milhões de telespectadores em todo o mundo. O jogo decisivo, sozinho, arrebatou quase dois bilhões e meio de pessoas. Apenas a venda dos direitos televisivos gerou 1,7 bilhões de dólares, sem mencionar a arrecadação com patrocinadores. É um tipo de acontecimento global único, sem precedentes nem paralelos.
Dessa vez, a novidade é que a África do Sul será sede do evento. Com o lema “Futebol por um mundo melhor”, é a primeira vez que um país do continente africano sediará o mais popular e prestigiado evento esportivo de todos os tempos. As implicações políticas dessa decisão podem ser muitas. Recentemente, em meio à realização da Copa Africana das Nações, na Angola, atentados terroristas de um grupo separatista da Cabinda à delegação do Togo, alimentaram grande constrangimento nas relações geopolíticas internacionais. Entre países cujas demarcações de fronteira ainda são frágeis, qualquer pequeno tremor pode transformar-se em abalo sísmico grave. Por outro lado, em que pese esse tipo de risco, a realização de eventos como a Copa do Mundo pode servir, assim mesmo, como palco de afirmação de identidades nacionais; verdadeiro móvel para unificação de um continente massacrado pela miséria e explosivamente fragmentado por sucessivas guerras civis.
Diante desse quadro, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação (Gepelc), da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, promove a I Mostra de Cinema e Esporte. A ser realizado no Auditório da Biblioteca Central do câmpus II da UFG, entre os dias 11 e 14 de maio, sempre a partir das 09 horas, com entrada gratuita, o evento pretende exibir e debater filmes de esporte que abordem o tema do “Futebol e identidades culturais”. Inscrições e a entrega dos certificados de participação serão realizadas no local.
Programação
* 11/05 (terça-feira) – Futebol e a paixão de torcer
Filme: Unido Vencerás (de Pedro Asbeg)
Comentador: Marcos Jary
* 12/05 (quarta-feira) – Futebol e relações internacionais
Filme: O dia em que o Brasil esteve aqui (de Caio Ortiz e João Dornelas – 2006)
Comentador: Pedro Célio Alves Borges
* 13/05 (quinta-feira) – Futebol, hibridismo e globalização
Filme: A Copa (de Khyentse Norbu – 1999)
Comentador: José Luiz Cirqueira Falcão
* 14/05 (sexta-feira) – Nacionalismos e mega eventos esportivos
Filme: Invictus (de Clint Eastwood – 2009)
Comentador: André Barcellos Carlos de Souza
Mediador: Cleber Dias