Processos naturais e artificiais que inspiram melhorias nos Algoritmos Genéticos

Evento

/e/16091-processos-naturais-e-artificiais-que-inspiram-melhorias-nos-algoritmos-geneticos

: Auditório do Instituto de Informática

: 05 de Abril 2010 às 21:00 a 01 de Novembro 2013 às 12:40

Palestra: Processos naturais e artificiais que inspiram melhorias nos Algoritmos Genéticos

Palestrante: prof. dr. Celso Gonçalves Camilo Júnior  (Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia/UFGD)

Dia:  06/04/2010 (Terça-feira) às 19h0 - Auditório do Instituto de Informática – câmpus II - UFG

Resumo:  Algoritmos Genéticos (AGs) são métodos de otimização e busca inspirados nos mecanismos de evolução de populações de seres vivos. Os algoritmos, baseados nesses mecanismos, são classificados como Computação Evolucionária, pois seguem o princípio da seleção natural e sobrevivência do mais apto elaborado por Charles Darwin.

O AG é uma das metaheurísticas mais usadas em problemas complexos de otimização, dada a simplicidade de formulação e a adaptabilidade às diversas classes de problemas. Entre as várias áreas de aplicação citam-se: Gerenciamento de redes, Alocação de Recursos, Escalonamento de Tarefas, Logística, Gerência de Estoque, Composição Musical, Engenharia de Software. Assim, qualquer alteração que melhore o desempenho do AG gera um impacto positivo em várias áreas.

Entre as propostas de melhoria para os AGs, algumas são baseadas em processos naturais ou artificiais. Entre as diversas fontes de inspiração citam-se: a Teoria da Imunidade, a Medicina Tradicional Chinesa, a Evolução Cultural, a Teoria da Terapia Genética, a Mineração, o Mecanismo de Mudança de Dinastia e a Fertilização In Vitro.

Assim, nesta apresentação, serão abordados alguns desses processos, as propostas de alterações e os respectivos efeitos nos AGs.