V Mostra de Capoeira de Angola

Evento

/e/15816-v-mostra-de-capoeira-de-angola

: DCE da UCG

: 12 a 14 de Novembro 2008

13 a 15 de novembro

Em comemoração aos dez anos de atividade do Grupo Calunga, o movimento realiza a V Mostra de Capoeira de Angola, entre os dias 13 a 15 de novembro, no Diretório Central dos Estudantes da Universidade Católica de Goiás (DCE/UCG). A mostra faz parte das atividades do mês da Consciência Negra em Goiânia.

A abertura da V Mostra de Capoeira Angola será no dia 13 de novembro, quinta-feira. Além da exposição fotográfica que retrata  a história do Grupo Calunga e a abertura terá uma roda especial em memória ao Mestre Pastinha.

Durante a V Mostra de Capoeira de Angola estão programadas apresentações culturais, oficinas e diversas rodas de capoeira. As oficinas e rodas são direcionadas a capoeiristas, mas o público poderá acompanhar toda a programação.
 
Oficinas

As oficinas reunirão os maiores nomes da Capoeira de Angola do país. No dia 14 de novembro, a partir das 15h, a oficina será ministrada pelo convidado Mestre Chuluca, que há vários anos realiza um trabalho na Cidade de Goiás com o grupo de capoeira Meninos de Angola.

 
No dia 15 de novembro, a oficina será ministrada pelo Mestre Curió, que há 56 anos pratica e ensina a Capoeira Angola em Salvador tem o título de Doutor Honoris Causa. A oficina terá a  participação da Mestra Jararaca.

Como a Capoeira de Angola está fundamentada na cultura afro-brasileira, a V Mostra de Capoeira de Angola também abre espaço para outras manifestações artísticas, como as apresentações da Congada 13 de Maio e  do Samba de Roda da Serrinha, com Mestre Goiano, ambas no sábado (15/11). 

O encerramento da Mostra terá apresentação do DJ Macambira, estudioso da cultura negra, em especial Rap e Hip Hop.

A Mostra

O objetivo da V Mostra de Capoeira Angola é divulgar a Capoeira de Angola e seus agentes sociais, possibilitando o acesso de um maior número de pessoas à prática e fundamentos. Além disso, o evento promove o intercâmbio entre os grupos de Angola locais e nacionais e a integração entre os jovens atendidos pelos projetos sociais do Grupo Calunga com outros grupos e mestres.