XLII Congresso Brasileiro de Educa__o M_dica
Evento
/e/15444-xlii-congresso-brasileiro-de-educa__o-m_dica: Centro de Conven__es de Vit_ria - ES - Brasil
: 19 a 23 de Novembro 2004
: mseventos@mseventos.com.br
P_blico Alvo:
- Professores dos Cursos da _rea de Sa_de
- Profissionais da _rea de Sa_de.
- Gestores da _rea de Sa_de
- Estudantes de Gradua__o e P_s-Gradua__o na _rea de Sa_de.
Inscri__es:
1 _ Via Fax
O participante dever_ preencher o formul_rio de inscri__o dispon_vel nos materiais de divulga__o do evento e envi_-lo pelo fax (27) 3200-3776. O comprovante de dep_sito banc_rio, identificado em favor da MS Eventos, tamb_m deve ser enviado.
2 _ Via Correios
O participante dever_ preencher o formul_rio de inscri__o, dispon_vel nos materiais de divulga__o do evento e envi_-lo pelos Correios atrav_s de correspond_ncia registrada _ organiza__o do encontro. A c_pia do comprovante de dep_sito banc_rio ou cheque nominal, identificado em favor do encontro, deve ser anexado.
3 _ Via Internet
Basta preencher o formul_rio no site do evento.
OBS: Pagamentos realizados via boleto banc_rio tem um acr_scimo de R$ 2,00 (dois reais) referente a taxas banc_rias.
DADOS PARA DEP_SITO:
Banco Real
Favorecido: Abem / XLII Congresso
Ag_ncia: 0345
Conta corrente: 57.43.454/7
TAXAS DE INVESTIMENTO (R$):
| CATEGORIA | At_ 11/09/04 | At_ 05/11/04 | No Local | |
| Profissional | S_CIO ABEM | 250,00 | 300,00 | 350,00 |
| N_O S_CIO | 350,00 | 400,00 | 450,00 | |
| Estudante | S_CIO ABEM | 50,00 | 80,00 | 110,00 |
| N_O S_CIO | 80,00 | 110,00 | 140,00 | |
| M_dicos residentes e P_s Graduandos |
S_CIO ABEM | 125,00 | 150,00 | 175,00 |
| N_O S_CIO | 175,00 | 200,00 | 225,00 | |
Temas Livres:
S_ poder_o ser feitas atrav_s do site do congresso, no prazo ate o dia 11 de setembro de 2004.
Atividades a serem desenvolvidas no Congresso:
AQUECIMENTO:
_ uma inova__o criada para esse congresso, que ser_ desenvolvida na parte da manh_ do s_bado (20/08), no hor_rio de 9:30 _s 12hs.
N_mero de vagas limitados.
- Investimento por pessoa: R$ 40,00
- Fornecimento de material did_tico.
Cursos propostos:
1 - Culin_ria capixaba - s_ aqui tem moqueca!
2 - Planejamento e gest_o para principiantes
3 - A busca da informa__o cient_fica - pesquisa em base de dados
4 - O be-a-b_ da pedagogia para profissionais da _rea da sa_de
ATIVIDADES PR_ CONGRESSO
Ser_o desenvolvidas no dia 20/04 (s_bado), no hor_rio de 14 _s 17hs.
N_mero de vagas limitados. Sem custo adicional - inclu_do na inscri__o.
Temas propostos:
1 - Pesquisa em educa__o m_dica
2 - Como inserir conte_dos cl_nicos no ensino de ci_ncias b_sicas nos curr_culos tradicionais
3 - Avalia__o objetiva formativa e somativa do dom_nio de habilidades e compet_ncias cl_nicas.
4 - Educa__o permanente e forma__o docente para as escolas m_dicas
5 - A participa__o e integra__o das entidades m_dicas no processo de avalia__o dos cursos de gradua__o em medicina
6 - Qualidade de vida em estudantes e residentes de medicina
7 - Mudan_as dos crit_rios de sele__o para resid_ncia m_dica x diretrizes curriculares
MESAS REDONDAS:
1 - O novo sistema de avalia__o superior proposto pelo MEC: uma avalia__o cr_tica
2 - Reforma Universit_ria: para qu_ e para quem?
3 - A import_ncia dos p_los de educa__o permanente nos cursos de gradua__o da _rea da sa_de
4 - Revalida__o de diplomas: a interfer_ncia do Estado no Processo
5 - Como valorizar e estimular o aprendizado da _tica.
6 - Abertura de novas escolas m_dicas: responsabilidade de quem?
7 - Desafios da educa__o m_dica frente _s novas pol_ticas de sa_de do governo
8 - Custos para implanta__o de curr_culos inovadores
9 - Novas perspectivas para o ensino de ci_ncias b_sicas nos cursos da _rea de sa_de
10 - O cuidado com a sa_de do indiv_duo, da fam_lia e da comunidade nos cursos de gradua__o da _rea de sa_de.
11 - Forma__o de professores para o ensino m_dico: compet_ncias para modelos inovadores
12 - Papel das especialidades m_dicas na forma__o geral do m_dico
13 - O ensino da gradua__o e o mercado de trabalho. O que a academia e as entidades associativas precisam aprender mutuamente
14 - O exame complementar no contexto do racioc_nio cl_nico
15 - Ensino de habilidades cl_nicas: novas t_cnicas, novos cen_rios I
16 - Ensino de habilidades cl_nicas: novas t_cnicas, novos cen_rios II
17 - Avalia__o de conhecimentos, habilidades e atitudes durante o internato
18 - A compet_ncia do sistema de p_s gradua__o para formar professores que atendam as diretrizes curriculares
19 - A import_ncia da interioriza__o do aluno no seu processo de forma__o profissional - o que as escolas m_dicas podem fazer.
20 - Inicia__o cient_fica na _rea de sa_de na interface ensino-servi_o-comunidade
21 - Crit_rios seletivos para a resid_ncia m_dica: a diferen_a entre o ideal e o poss_vel
22 - Avalia__o da Resid_ncia M_dica no Brasil: responsabilidade de quem?
23 - Resid_ncia M_dica: requisitos m_nimos para preceptoria e supervis_o
24 - A integralidade na forma__o do profissional de sa_de
25 - Certifica__o dos Hospitais Universit_rios
26 - Crit_rios de aptid_o para ingresso na carreira m_dica
27 - Ordem do M_dicos : vantagens e desvantagens
28 - Ato m_dico ou qualidade de forma__o
CONVERSANDO SOBRE:
1- Como avaliar a implanta__o de diretrizes curriculares na minha escola a partir do PROMED ?
2 - Como avan_ar frente _s dificuldades na mudan_a dos projetos pedag_gicos das escolas m_dicas?
3 - Como estabelecer estrat_gias para sensibilizar e capacitar docentes para a nova escola m_dica?
4 - Resid_ncia M_dica : como adequar as necessidades sociais ao n_mero de vagas por _rea?
5 - O que h_ de contradit_rio entre a forma__o de mestres e de educadores para o ensino na _rea de sa_de?
6 - Benef_cios e limites dos programas de tutoria no ensino dos cursos da _rea de sa_de
7 - Como dar significado _s a__es de ensino para al_m da nota?
8 - Experi_ncias de integra__o do ensino _ comunidade
9 - Como despertar o interesse dos alunos para as disciplinas da _rea b_sica?
10 - Educa__o _ dist_ncia e estrat_gias de educa__o digital em sa_de
11 - Experi_ncias de associa__o da anatomopatologia e da cl_nica. As possibilidades que v_o al_m das tradicionais sess_es anatomo-cl_nicas.
12 - Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade nos curr_culos da _rea da sa_de
13 - Os desafios da gest_o da escola m_dica e dos hospitais universit_rios
14 - Educa__o popular e sa_de
CONFER_NCIAS:
1 - Problematizando o ensino na _rea de sa_de - uma vis_o pr_tica
2 - Um formato de avalia__o interna e externa da escola m_dica
3 - Avalia__o docente - ponto cr_tico para uma boa forma__o m_dica?
4 - Tecnologia, ci_ncia e forma__o m_dica
5 - O exemplo como modelo de ensino. Onde perdemos essa pr_tica?
6 - A influ_ncia da m_dia na concep__o de um modelo m_dico que inexiste no mercado atual
7 - Curriculo epidemiol_gicamente informado: ferramenta para sensibiliza__o de alunos e professores para a necessidade de mudan_a
DEBATE:
Apresenta__o de propostas para nova diretoria da ABEM
ORGANIZA__O DO CONGRESSO E INFORMA__ES:
MS Cerimoniais, Promo__es e Eventos
Rua das Palmeiras, 815 Salas 601 e 602
Santa Lu_za _ Vit_ria _ ES
CEP 29047-550 - Telefax: (27) 3200-3776
www.cobem.com.br