Col_quio "Escola, identidade _tnica e cidadania"
Evento
/e/15324-col_quio-escola-identidade-_tnica-e-cidadania: Museu Antropol_gico da UFG
: 22 de Junho 2006 - 21h às 21h
: museu@museu.ufg.br
Evento ocorre nesta sexta-feira, _s 15h, no Museu Antropol_gico da UFG
O Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás promove nesta sexta-feira, 23, o colóquio “Escola, Identidade Étnica e Cidadania: Comparando Experiências e Discursos de Professores Terena (Brasil) e Purhépecha (México)”. A palestrante, Rosani Moreira Leitão, é doutora em Antropologia pela UnB e responsável pela coordenação de Antropologia do Museu Antropológico.”. A palestrante, responsável pela coordenação de Antropologia do Museu Antropológico.
A comunicação visa abordar comparativamente os processos educacionais de povos indígenas no México e no Brasil. Trata-se da apresentação dos dados relativos à pesquisa etnográfica desenvolvida por Rosani Leitão compreendendo os povos indígenas Purhépecha e Terena, tomando como referência os discursos de professores desses dois grupos étnicos. No colóquio, serão encadeados temas como políticas educacionais, cidadania e identidade indígena.tomando como referência os discursos de professores desses dois grupos étnicos
Segundo Rosani Leitão, “os resultados da pesquisa sugerem que os professores indígenas, devido à sua condição letrada e ao conseqüente domínio do corpus teórico-conceitual subjacente aos direitos indígenas, são capazes de transformar tais conhecimentos em “ideologias étnicas”, as quais são difundidas no âmbito da escola e usadas como instrumentos de negociação, nos âmbitos decisivos das políticas oficiais”., “os resultados da pesquisa sugerem que os professores indígenas, devido à sua condição letrada e ao conseqüente domínio do teórico-conceitual subjacente aos direitos indígenas, são capazes de transformar tais conhecimentos em “ideologias étnicas”, as quais são difundidas no âmbito da escola e usadas como instrumentos de negociação, nos âmbitos decisivos das políticas oficiais”.
O projeto de extensão “Colóquios Lingüísticos do Museu Antropológico” é coordenado pelas pesquisadoras Mônica Veloso Borges e Christiane Cunha de Oliveira. As atividades ocorrem nas últimas sextas-feiras de cada mês no mini-auditório do próprio Museu, das 15h às 16h30. Com entrada franca, o evento tem como público alvo pesquisadores, professores e estudantes de Letras e Lingüística, Ciências Sociais, Pedagogia, História, áreas afins e interessados por estudos indígenas.
Mais informações:
Coordenação de Intercâmbio Cultural
Museu Antropológico, Universidade Federal de Goiás
Praça Universitária, 1166, Setor Universitário
Goiânia – GO. 74001-970 Fone: (62) 3209-6010 (r.24 ou 47)
Site: www.museu.ufg.br
Endereço eletrônico: museu@museu.ufg.br