Projeto de Extensão Saúde Mental na Roda
“Vivendo e aprendendo a rede em nós através da Educação Permanente. A experiência do Projeto Saúde Mental na Roda 2013-14“
A próxima roda de conversa, a quinta do ano, será realizada no dia 29/11/14, das 8 às 12h, no 5º andar do Centro de Aulas D, localizado no Câmpus Colemar Natal e Silva, abordando o tema “Vivendo e aprendendo a rede em nós através
da Educação Permanente: a experiência do Projeto Saúde Mental na Roda 2013-14“.
Serão partilhadas ricas experiências do processo de ensino-aprendizagem, da integração ensino-serviço e da transformação das práticas de acolhimento e trabalho em rede em Saúde
Mental no SUS, construídas pelos participantes da EP, bem como as perspectivas da Educação Permanente na Rede Psicossocial de Goiânia.
Sobre o projeto:
Em 2014, o Projeto de Extensão “Saúde Mental na Roda (SMR)” do PRÓ-PET Saúde Mental UFG / Secretaria de Saúde de Goiânia, cumpriu seu segundo ano de atividades,
promovendo processo de 150 horas de Educação Permanente para nova turma de profissionais de 10 serviços de Saúde Mental do SUS e da UFG, visando problematizar e qualificar as práticas de acolhimento e cuidado em rede. Dentre os produtos desenvolvidos pelos alunos da Educação Permanente, estão as RODAS AMPLIADAS EM SÁUDE MENTAL, que visam promover encontros, trocas de experiência e construção coletiva de conhecimentos e ações promotoras de Saúde Mental, com a comunidade universitária e a comunidade em geral.
Estudantes e servidores da UFG, profissionais e usuários da rede SUS, todos são convidados a participar das RODAS AMPLIADAS, que acontecem na UFG, mensalmente, aos sábados, das 8-12h.
De março a outubro de 2014, foram realizadas 4 rodas ampliadas que abordaram os temas: 1) “Tecendo Saúde Integral pelo fio da Saúde Mental”; 2) “A rede que temos é a rede que queremos? Estratégias de cuidado às pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas”; 3) “Eu, tu, nós: um olhar critico sobre os Recursos Humanos na construção da Rede de Atenção Psicossocial"; 4) “Responsabilidade na Rede de Saúde Mental: da ação individual à ação coletiva”.