Café com Ciência aborda artigo publicado na Science

Evento

/e/14691-cafe-com-ciencia-aborda-artigo-publicado-na-science

: Anfiteatro I do Instituto de Física da UFG

: 29 de Agosto 2018 às 12:45

O Café com Ciência inicia suas atividades no segundo semestre de 2018 com a palestra do Prof. Thiago Rangel, do Departamento de Ecologia da UFG. 

O título da palestra é "Modelos mecanísticos de simulação explicam o surgimento e manutenção da biodiversidade", e refere-se a um trabalho recentemente publicado na Science.

A publicação teve grande repercussão, levando inclusive o pesquisador a ser entrevistado pela Revista Veja. Não percam discussão científica de alta qualidade, e ainda um cafezinho grátis!

Modelos mecanísticos de simulação explicam o surgimento e manutenção da biodiversidade     
Palestrante: Prof. Dr. Thiago Rangel
Afiliação: Dept. de Ecologia da UFG
Data: 29/08/2018 (quarta-feira)
Horário: 12h45
Local: Anfiteatro I do IF/UFG.

Resumo

A distribuição da vida na Terra é um dos fenômenos naturais mais complexos, desafiando a compreensão de cientistas há séculos. A biodiversidade surge de propriedades emergentes de sistemas físicos e biológicos em todos os níveis de organização, desde moléculas até ecossistemas. Entretanto, a partir da escala biológica, interações não-lineares e feedbacks tornam o sistema complexo e organizado.

Além disso, sistemas biológicos em grande escala não estão sujeitos a manipulação experimental, seja por limitações éticas, práticas ou econômicas. Ecólogos e biólogos evolutivos têm empregado modelos mecanísticos de simulação na tentativa de recriar com realismo os principais processos que determinam o surgimento, manutenção e a erosão da biodiversidade.

Além de permitir a avaliação experimental in silico de hipóteses causais, modelos de simulação também permitem a incorporação de eventos estocásticos que afetam profundamente o curso da história. Nessa palestra eu apresento o estudo de Rangel et al. (2018, Science), que desenvolveram um modelo de simulação para explicar os padrões de biodiversidade na América do Sul. Eles concluíram que os cliclos glaciais e montanhas são os principais fatores que contribuíram para a biodiversidade na América do Sul.

Categorias : destaque