Projeto de extensão da UFG apresenta A flauta mágica

Evento

/e/14434-projeto-de-extensao-da-ufg-apresenta-a-flauta-magica

: Teatro Sesi - Av.João Leite, nº1013 - Santa Genoveva

: 04 a 05 de Maio 2017

A peça A Flauta Mágica, parte do projeto de extensão da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (Emac), será apresentada nos dias 4 e 5 de maio com participação de professores e alunos da Emac.

A flauta mágica

A Flauta Mágica é a grande obra-prima e a mais popular ópera de W.A.Mozart (1756-1791). Foi composta sob encomenda do escritor, poeta e teatrólogo Emanuel Schikaneder (1749-1812), que cantou o papel de Papageno. É um marco na  história da música universal, pois seu enredo trata de toda simbologia, filosofia e cerimônia de iniciação à maçonaria. Na música, estão incluídas árias conhecidas de todos, como a da Rainha da Noite.

Ao completar 226 anos, A Flauta Mágica, terá uma nova montagem em Goiânia. Projeto de extensão da disciplina Declamação Lírica, do curso de Música da UFG, esta versão contará com a adaptação, direção e supervisão da professora Marília Álvares, responsável pelo Departamento de Canto da Emac. No elenco, alunos e ex-alunos da graduação, do mestrado em canto e do Coro Sinfônico Jovem de Goiânia - regido pelo professor Weber Assis. A ópera será acompanhada ao piano, pelo professor Carlos Costa  e orquestra da câmara, sob a regência da mestranda Valéria Vieira.

A montagem terá sua dramaturgia adaptada para o português (textos falados) e os números musicais cantados em alemão (árias, duetos, conjuntos). O figurino e cenário serão elaborados como parte da pesquisa da disciplina, que propõe aos alunos a vivência de uma montagem profissional em todas as suas fases: leitura musical, interpretação, vivência musical em conjunto, trabalho corporal e cênico e, por fim, apresentação da ópera.

Categorias : destaque