4º Diálogos Abertos sobre a Educação Infantil: a Idade das Trevas na educação pública?
Evento
/e/14303-4-dialogos-abertos-sobre-a-educacao-infantil-a-idade-das-trevas-na-educacao-publica: YouTube UFG Oficial
: 25 a 27 de Maio 2021
Para assistir à parte 1 do evento em 25/5, 18h, "Conservadorismo e neoliberalismo: a educação pública como a mais nova velha mercadoria", clique aqui
Para assistir à parte 2 do evento em 27/5, 19h, "Brincando de inventar a roda: o velho travestido de novo nas práticas pedagógicas na Educação Infantil e na Educação Física", clique aqui

4º Diálogos Abertos sobre a Educação Infantil: a Idade das Trevas na educação pública?
Parte 1: "Conservadorismo e neoliberalismo: a educação pública como a mais nova velha mercadoria"
28/5/21 - 18h
Este evento tem sido promovido anualmente, de forma que o seu objetivo é desenvolver uma análise crítica da relação entre a Educação Infantil e os múltiplos cenários históricos, políticos, econômicos e sociais, explicitando os seus limites e avanços. Na presente ocasião, em que celebramos a 4° Edição do “Diálogos Abertos sobre a Educação Infantil: a Idade das Trevas na educação pública?”, pretendemos refletir sobre a conjuntura brasileira, dando ênfase às pedagogias hegemônicas e as estratégias obscurantistas que têm composto o projeto neoliberal, cujos desdobramentos se fazem presentes na educação pública, sobretudo, ao considerarmos a adoção do ensino remoto no cenário pandêmico.
Mediadores:
Bárbara Isabela Soares de Souza: Licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (Eseffego/UEG). Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (PPGEF/UnB), na linha de "Estudos Sociais e Pedagógicos da Educação Física, Esporte e Lazer". Professora no Departamento de Educação Infantil (DEI) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicados à Educação (Cepae) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Desenvolve pesquisas na área da Educação e Educação Física, com ênfase em Formação de Professores e Currículo, Educação Física Escolar e Educação Infantil.
Sérgio de Almeida Moura: Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (1995), Mestre em Educação pela UFG (2001) e
Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação da FE/UFG (2018). Foi professor na Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Goiânia (1998-2010) e no Ensino Superior, UCG/PUC (2001), Faculdades Objetivo (Soes 2003-2004), (Eseffego/UEG) (2001-2010), e atualmente é Professor Adjunto II na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD/UFG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Praksis (FEFD/UFG) e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Extensa Forma, cujos trabalhos se orientaram por variadas temáticas entre elas: Formação de Professores, Mundo do Trabalho, Prática Pedagógica, Educação Física Escolar, Fundamentos dos Processos Educacionais e Saúde Coletiva. Associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e
Membro da gestão (2017-2019) da Secretaria Estadual do CBCE em Goiás.
Painelistas:
Luiz Carlos de Freitas: Luiz Carlos de Freitas, formado em Pedagogia e mestre em Educação, concluiu o doutorado em Ciências (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo em 1987. Em 1994 concluiu tese de Livre-Docência e em 1996 seu Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo, período em que combinou estudos sobre teoria pedagógica em Moscou. Atualmente é professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atua na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem e de Sistemas. Em seu currículo Lattes os
termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Avaliação, Políticas Públicas, Neoliberalismo, Didática, Organização do Trabalho Pedagógico, Progressão Continuada e Ciclos de formação.
27/5/21 - 19h
Mediadores:
Leonardo Carlos de Andrade: Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás e graduação em Educação Física Bacharelado pela Universidade Estácio de Sá. Mestrando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás; Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância (Gepefi); Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte (Esporte-LAB FEFD/UFG). Autor dos livros "O Ensino da Educação Física na Educação Infantil" (Editora CRV) e "Aprendizado e Diversão" (Editorado IFG); Parecerista da Revista Pensar a Prática - UFG; Professor do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres. Principais temas de estudo: Pedagogia Histórico Crítica, Educação; Escola; Educação Física.
Renata Linhares: Professora docente do ensino superior na UEG-Eseffego e professora do ensino fundamental na Rede Municipal de Educação de Goiânia. Mestre em Educação (UFG). Especialista em
Educação Física escolar. Licenciatura em Educação Física e Graduação em Psicologia. Membro do Núcleo Marxista FE/UFG. Membro do Nepe Eseffego/UEG. Experiência na disciplina de Estagio Curricular
Supervisionado e psicologia da educação. Pesquisa temáticas da formação de professores, psicologia histórico-cultural, estagio e mundo do trabalho, didática e prática de ensino de educação física escolar, pedagogia histórico-crítica.
Painelistas:
Juliana Pasqualini: Professora do Departamento de Psicologia da Unesp Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Unesp Araraquara, com pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Unicamp. É graduada em Psicologia pela UNESP Bauru, mestre em Educação Escolar pela Unesp Araraquara e doutora pelo mesmo programa. Realizou estágio de doutorado-sanduíche no Centre for Sociocultural and Activity Theory Research (Centro de Pesquisa Sociocultural e de Teoria da Atividade) (CSAT) da University of Bath, Inglaterra. Foi membro da Comissão Gestora da Subsede
Bauru do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2010 a 2011) e coordenou de 2011 a 2016 o projeto de extensão universitária que produziu a "Proposta Pedagógica para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP". Desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica, psicologia do desenvolvimento, educação infantil, psicologia da educação, formação de professores e processos grupais.
Caroline Picchetti Nascimento: Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Educação pela
Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em Educação nesta mesma instituição (2014) com realização de estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Bath-Inglaterra. Atuou como professora da educação básica na rede pública de ensino de 2006 a 2009. Atualmente é docente do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. É membro do Gepape (Grupo de estudos e pesquisas sobre a atividade pedagógica - FE/USP).
Realização: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância (Gepefi); Universidade Federal de Goiás (UFG)