Corpo, cultura e cidade: Coletivo 22 em circulação

Evento

/e/14088-corpo-cultura-e-cidade-coletivo-22-em-circulacao

: Escolas e ruas de Goiânia

: 25 de Agosto 2017 a 07 de Outubro 2017

Começa nesta sexta-feira (25/8) a circulação do Núcleo Coletivo 22, companhia vinculada à UFG que trabalha com dança, música e teatro em diálogo com a cultura popular. A iniciativa pretende socializar a produção do grupo e, com isso, disparar alguns temas importantes para reflexão: questão de gênero, diversidade, cultura afro-brasileira e cultura regional.

Os dois trabalhos que compõem a proposta de “Corpo, cultura e cidade: Coletivo 22 em circulação” são distintos e complementares: "Por Cima do Mar eu Vim”, fomentado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que trata da travessia de africanos escravizados a caminho do Brasil; e “Entre raízes, corpos e fé”, que poetiza a existência e o ser feminino de parteiras, raizeiras e benzedeiras do Cerrado. Enquanto o primeiro pretende levar ao teatro jovens estudantes de ensino médio de escolas públicas, a segunda vai às ruas ocupar o espaço de praças públicas do Setor Itatiaia, Setor Sul e no Campus II da UFG.

Espetáculo Por Cima do Mar Eu Vim

Espetáculo Por Cima do Mar eu Vim abre a temporada de circulação do Núcleo Coletivo 22

Além dos espetáculos, serão realizadas oficinas que revelam o processo de criação do Núcleo Coletivo 22, que em sua trajetória tem investido no diálogo criador entre a dança/arte contemporânea e as manifestações da cultura popular brasileira. O projeto de circulação conta com a participação de todos os integrantes do Núcleo Coletivo 22, Renata Lima (Diretora Artistica) Lorena Fonte (Produtora) e Claudia Barreto, Flávia Honorato, Diego Amaral e Marlini Dorneles.

Coletivo 22

O Núcleo Coletivo 22, em sua trajetória de 15 anos, vem pesquisando e propondo trabalhos numa linguagem híbrida, fruto do diálogo criador entre a dança contemporânea e as manifestações da cultura popular brasileira. Suas (an)danças enfatizam a potência primeira dos encontros, do cruzar de estradas e da itinerâncias artistas, que se constituem em encruzilhadas, entre desejos e inquietações que fomentaram o percurso das pesquisas cênicas do grupo.

O grupo iniciou suas atividades na cidade de Campinas (SP), mas cresceu na capital paulistana, onde se configurou como um ponto de encontro e passagem de diferentes trajetórias: do curso de graduação em Dança da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); da experiência em grupos de pesquisa e performance em cultura popular brasileira e, por fim, da capoeira angola. A partir de 2010, o Núcleo Coletivo 22 passa a acontecer também na cidade de Goiânia, nos espaços da UFG, reunindo estudantes, músicos, professores e pesquisadores de dança, teatro e música.


​PROGRAMAÇÃO

Por cima do mar eu vim

25/08/2017, às 7h30

Local: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), Câmpus Samambaia.

31/08/2017, às 7h30

Local: Colégio Estadual Colemar Natal e Silva, rua 18-A, n° 106, Setor Aeroporto.

06/09/2017, às 19h30

Local: Colégio Estadual Francisco Maria Dantas, Alameda Córrego Fundo, s/n, Mansões Paraíso.

Entre raízes, corpos e fé

18/09/2017, às 21h30

Local: Gramado em frente à Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC/UFG), Câmpus Samambaia.

05/10/2017, às 19h30

Local: Praça da Quadra de Esportes da Vila Itatiaia, rua R-14, em frente ao Identidade Bar.

07/10/2017, às 19h30

Local: Bosque Passarinho, rua 118, n° 179, Setor Sul

 

raizes corpos fé

Performance Entre raízes, corpos e fé será apresentado nas praças de Goiânia