UFG recebe Seminário Latino-Americano de Comunicação

Evento

/e/12819-ufg-recebe-seminario-latino-americano-de-comunicacao

: Faculdade de Comunicação e Informação da UFG - Câmpus Samambaia

: 22 a 23 de Maio 2017

A Faculdade de Comunicação e Informação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG) realiza, nos dias 22 e 23 de maio, o IX Seminário da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (Alaic). Na programação estão três mesas-redondas e nove Grupos de Trabalho com participação de renomados pesquisadores brasileiros, como Margarida Kunsch, Giovandro Marcus Ferreira e Iluska Coutinho, e internacionais, como o argentino Gustavo Cimadevilla, o uruguaio Gabriel Kaplun, o mexicano Vicente Castellanos Cerda e a colombiana Sandra Liliana Osses Rivera.

Desde 1999, o evento é realizado a cada dois anos em diferentes cidades da América do Sul. Esta é a terceira vez que o Seminário acontece no Brasil. Em 2005 e em 2011, São Paulo sediou o Seminário Alaic Cone Sul Brasil. O Seminário Alaic propõe reflexões sobre temas na área de comunicação e tem como objetivos congregar e apoiar a comunidade científica, promover e defender a liberdade de pesquisa e fomentar as relações e cooperações entre grupos científicos na América do Sul.

O evento tem também o objetivo de promover a discussão e o intercâmbio de informações em torno de um número cada vez maior de artigos científicos, apresentados nos Grupos de Trabalho. A Alaic foi criada em 1978 por um grupo de pesquisadores que vislumbraram a importância e a necessidade de articulação entre a comunidade acadêmica de comunicação na América Latina. Fundada em Caracas, na Venezuela, a Alaic completará 40 anos em 2018.

A programação completa está no site do evento.

Informações sobre os palestrantes:

* Gustavo Cimadevilla (Argentina) é Licenciado e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de Rio Cuarto (2002, UNRC), província de Córdoba, Argentina, e Mestre em Extensão Rural pela Universidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, com Pós- Doutorado no Centro de Investigaciones Postdoctorales /FACES- Universidad Central de Venezuela. É professor Associado Efetivo e Coordenador do Programa de Doutorado em Ciências Sociais da UNRC. Atualmente, é vice-presidente da ALAIC, entidade com a qual tem vinculação desde 1997, tendo sido coordenador de Grupo de Trabalho e Diretor Científico.

* Vicente Castellanos Cerda (México) é Doutor em Ciências Sociais e Políticas, com orientação em Comunicação, pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociales da UNAM. Vicente já foi coordenador do Centro de Estudos em Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da UNAM (2004 – 2006), e foi presidente da Associação Mexicana de Investigadores da Comunicação (2003-2005). As linhas de pesquisa que atua é a semiótica e estética do cinema, o multiculturalismo e o rádio, o vídeo e a política. Atualmente é Professor do Departamento de Ciências da Comunicação na Divisão de Ciências da Comunicação e Design, em UAM, na Unidade Cuajimalpa. É também membro do Sistema Nacional de Pesquisadores do México.

* Gabriel Kaplun (Uruguai) é Magíster en Educación, Doutor em Estudios Culturales. Docente e investigador da Universidade da República, Diretor da Licenciatura em Ciências da Comunicação, docente convidado de outras universidades latino-americanas e consultor de organizações sociais, empresas e órgãos governamentais em temas de comunicação educativa e organizacional.
Magíster en Educación, Doctor en Estudios Culturales. Docente e investigador de la Universidad de la

* Sandra Liliana Osses Rivera (Colômbia) é investigadora com formação interdisciplinar em Ciências Sociais. É Comunicadora Social, Mestra em Ciências Sociais e PhD em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade Nacional Autônoma do México. Tem experiência na concepção, implementação e sistematização de projetos sociais; e em consultorias de desenvolvimento com organizações e apoio a organizações não-governamentais internacionais.

* Margarida Kunsch (Brasil) é doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP. Criadora e diretora das revistas científicas "Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas" (ECA-USP) e "Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación" (Alaic). Atualmente, é professora titular da ECA-USP e livre-docente em Teorias e Processos de Comunicação Institucional.

* Iluska Coutinho (Brasil) é mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com estágio doutoral na Columbia University. Pós-doutora em Comunicação (Universidade Nova de Lisboa). Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), integra o Comitê Assessor de Pesquisa na área de Ciências Sociais Aplicadas e o Comitê de Ética em Pesquisa em Humanos. Já atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF e dos cursos de especialização em "Arte, Cultura Visual e Comunicação"; "Televisão, Cinema e Mídias Digitais" e "Jornalismo Multiplataforma" e como coordenadora de Pós-Graduação da UFJF. Atualmente é Diretora Científica da Intercom e integra a Rede de Pesquisadores de Telejornalismo (Telejor), que reúne investigadores de diversos programas de pós-graduação na área, além de ser professora associada da UFJF.

* Giovandro Marcus Ferreira (Brasil) é Professor Associado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, na qual integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia (CEPAD) e o Centro de Estudo em Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC). Fez o doutorado e mestrado em Ciências da Informação - Medias, no Institut Français de Presse et Communication (Université Paris 2 - Panthéon-Assas), graduou-se em Comunicação Social (Jornalismo) na Universidade Federal do Espírito Santo e em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

* Cesar Ricardo Siqueira Bolaño (Brasil) é mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Geral da Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, economia, economia política, informação e telecomunicações.

* Fernando Paulino (Brasil) é doutor e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor em cursos de pós-graduação e graduação na UnB, Diretor da Faculdade de Comunicação da UnB, é pesquisador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom-UnB) e do Projeto Comunicação Comunitária e Cidadania (CNPq), um dos gestores do Termo de Cooperação Empresa Brasil de Comunicação (EBC)-UnB responsável por pesquisa sobre Comunicação Pública (2013-2015) e pelo programa "Rádio em Debate" (2009-2012). Diretor de Relações Internacionais da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação, ALAIC (2014-2016), coordenador do Grupo "Ética, Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação", responsável por três edições da Escola de Verão "Pesquisa em Comunicação na América Latina" (2013-2016), integrante do grupo de trabalho ALAIC-ECREA e ex-diretor administrativo da entidade entre 2009 e 2014.

Categorias : destaque ALAIC