Centro Cultural UFG apresenta nova série La Bomba Latina
Evento
/e/11856-centro-cultural-ufg-apresenta-nova-serie-la-bomba-latina: Centro Cultural UFG - Praça Universitária
: 20 de Maio 2014 às 20:00
Nova série é uma parceria com a Fósforo Cultural
O Centro Cultural UFG apresentará na terça-feira, 20 de maio, às 20h, uma nova série: La Bomba Latina. A abertura da temporada terá o show da banda argentina Actitud Maria Marta. O evento é uma parceria com a Fósforo Cultural e tem entrada franca.
A pluralidade de cores, sons, cheiros e sabores sempre atraiu os olhos do resto do mundo para as terras latino-americanas. Isso porque a miscigenação dos vários sentimentos destas terras é perfeita, graças à recepção calorosa do povo, sempre pronto para receber tais influências. Com essa ideia enraizada, a Fósforo Cultural propõe um intercâmbio musical chamado La Bomba Latina. O evento acontece desde 2010, promovendo shows em Goiânia e Córdoba.

Banda Actitud Maria Marta (ARG) abre nova série do Centro Cultural UFG
O produtor e diretor da Fósforo Cultural, João Lucas, aponta que a ideia do La Bomba Latina surgiu há um tempo, isso por conta da preocupação em realizar conexões com outros países da América Latina. Sobre as outras edições, João Lucas afirma que o evento “era como uma festa periódica que trazia nomes latinos em tour pelo Brasil, em parceria com a produtora Difusa Forteira, com sede em Córdoba, na Argentina”. Cinco nomes já se apresentaram nas festas La Bomba e para esta temporada outros cinco eventos fecham a programação. A diferença, citada por João Lucas, é que “agora o evento não é realizado mais em casas de shows comerciais, existe uma nova sede: o Centro Cultural UFG.”
O grupo Actitud Maria Marta, que se apresenta pela primeira vez em Goiânia, é conhecido pelo design sonoro hipnótico somado a letras de crítica social equivalentes a garrafas de molotov, ou seja, música combativa. Vale a pena se atentar também para os ritmos da raiz Argentina, do tango até a payada, tão bem mesclados com o hip hop e b&B, além de toques caribenhos em reggae e raggamuffin.
A banda tem se apresentado constantemente nos principais eventos de manifestação social no mundo, como o Fórum Mundial Social, realizado no Brasil, e o Festival Mundial da Juventude, na Venezuela. A Actitud Maria Marta já abrigou vários músicos em sua formação e agora, com a volta ao Brasil na primeira apresentação em Goiânia, as integrantes apontam certas mudanças em relação às outras vezes que vieram ao País. Uma destas é a tendência cada vez maior do rap, nas letras e líricas, e do flow dancehall, talvez como um novo experimento.