Música no Câmpus apresenta Moraes Moreira e Davi Moraes

Evento

/e/11190-musica-no-campus-apresenta-moraes-moreira-e-davi-moraes

: Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal

: 24 de Setembro 2012 às 21:00 a 01 de Novembro 2013 às 12:40

Espetáculo que a dupla traz a Goiânia comemora 40 anos do lançamento do álbum dos Novos Baianos

O projeto Música no Câmpus, uma parceria entre UFG e Sesc, traz para Goiânia, no dia 25 de setembro, terça-feira, o Acabou Chorare, de Moraes Moreira e Davi Moraes. O show será realizado às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia.

Por ser a trilha sonora de uma geração, Acabou Chorare já resultaria antológico. Mas o segundo e definitivo disco dos Novos Baianos continua tocando sucessivas gerações, que há quatro décadas parecem nascer sabendo canções como "Preta, Pretinha" ou "Brasil Pandeiro".

Inicialmente, o show (que recriou o repertório do álbum "Acabou Chorare") foi montado para uma única apresentação no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, em formato acústico, reunindo Moraes e seu filho Davi Moraes. O sucesso foi tanto que resultou no convite do Studio RJ para repetir a dose, agora com uma banda, no palco da nova casa carioca. Mais uma vez, lotação esgotada e muita gente voltando da porta. Desses dois episódios marcantes, esse show não poderia ficar de fora do palco do Circo Voador. Ainda mais no ano em que a lona comemora 30 anos, junto com várias bandas brasileiras certamente influenciadas pelos Novos Baianos. Assim, Moraes Moreira, Davi Moraes e banda sobem ao palco da UFG.

Para entender por que essas nove canções unem pais, filhos e netos, basta ouvi-las como são: delicadas, roqueiras, contemplativas e suingadas, numa ode à alegria que, como querem os românticos, tem o poder de harmonizar as diferenças. Essa é a proposta afetiva do show Acabou Chorare. Além de recriar as composições do histórico disco, no show Moraes Moreira conta ao público um pouco sobre o LP, as gravações, a convivência com os Novos Baianos, com João Gilberto, sua carreira.


Gravado em 1972, “Acabou Chorare” foi o segundo disco dos Novos Baianos. Tudo começou em Salvador, onde Tom Zé apresentou o melodista Moraes ao letrista Galvão. Enquanto compunham compulsivamente, formavam o grupo: Paulinho já era cantor de certa notoriedade; da musical família Gomes vieram Pepeu e o baterista e cavaquinista Jorginho; niteroiense e em busca de aventuras baianas, Bernardete Dinorá virou a cantora e ritmista Baby Consuelo. Após o show O desembarque dos bichos depois do dilúvio
universal, e a despedida de Salvador, seriam integrados ao Rio de Janeiro e em São Paulo o baixista Dadi e os percussionistas Baixinho e Bolacha.

Já no primeiro disco, o grupo misturou mambo, tango, xote, samba e rock. Mas foi depois de conhecerem João Gilberto, em 1970, que os Novos Baianos mudaram o rumo e se deixaram influenciar pelo samba e pelo tropicalismo.


Banda:

Augusto Albuquerque - baixo;
Marcos Molleta - guitarra, guitarra baiana e cavaquinho;
Cesinha - bateria ;
Repolho - percussão.

 

Projeto Música no Câmpus

Show Acabou Chorare - Moraes Moreira e Davi Moraes


Dia: 25 de setembro de 2012


Horário: 20 horas


Local: Centro de Cultura e Eventos da UFG - Câmpus Samambaia


Ingressos: R$ 20,00 (inteira)


R$ 10,00 (meia)


Pagam meia: Estudantes, Professores e Técnicos Administrativos da UFG, Comerciários e dependentes do SESC, Microempresários e agentes do SEBRAE; Professores da Rede Pública de Ensino.

POSTOS DE VENDAS:

Câmpus Samambaia - Centro de Convivência e Pátio das Faculdades de Filosofia, História e Ciências Socias


UNIDADES DO SESC: Rua 19, SESC Cidadania, SESC Faiçalville, SESC Campinas



Restaurante TRIBO

No dia 25 de setembro, a partir das 14:00 horas na bilheteria do Centro de Cultura e Eventos


É proibida a entrada de menores de 18 anos desacompanhados dos pais ou responsável legal.