Palestra: O uso de Wikipédia para ciência e notícias

Evento

/e/11087-palestra-o-uso-de-wikipedia-para-ciencia-e-noticias

: Auditório da Facomb

: 23 de Abril 2012 às 21:00 a 01 de Novembro 2013 às 12:40

A Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb/UFG) promove, no dia 24 de abril, às 16 horas, em seu auditório, a mesa-redonda "Uso de Wikipédia para ciência e notícias", com a diretora da Wikimedia Foundation no Brasil, Oona Castro.  O encontro é promovido pelo projeto de pesquisa "Mídia e Vivências Digitais", coordenado pelo professor César Viana, da Facomb, mediador da palestra.

Oona Castro vai falar sobre o uso da Wikipedia em educação e ciência e as parcerias que começam a ser feitas com as universidades brasileiras: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/WP:WU A responsável pela Wikimedia Foundation no Brasil também vai falar sobre o portal de notícias da entidade: http://pt.wikinews.org/wiki/Página_principal

Em seguida, o professor João de Melo Maricato, da Facomb, falará sobre "Credibilidade e qualidade de informação". Logo, o professor Alexandre Guiote, da Universidade Autônoma de Barcelona, vai falar por videoconferência sobre "Criação coletiva e o campo de influência da Wikipedia".

Oona Castro é jornalista e responsável pela Wikimedia Foundation no Brasil. Durante anos foi coordenadora do sítio Overmundo, que promove e mobiliza pessoas e ações relacionadas à cultura digital no Brasil. Mais informações:http://oglobo.globo.com/tecnologia/a-nova-cara-da-wikipedia-no-brasil-4382172

 

O professor João de Melo Maricato, doutor em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2010), possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2002). Atuou em instituições públicas e privadas, como a Tecumseh do Brasil, Centro Técnico Aeroespacial (CTA/IFI), Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é docente na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, Universidade Federal de Goiás (FACOMB/UFG). O professor recebeu o prêmio de melhor tese da área de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade de São Paulo. O trabalho intitulado "Dinâmica das relações entre ciência e tecnologia: estudo bibliométrico e cientométrico de múltiplos indicadores de artigos e patentes em biodiesel”, orientado pela professora Daisy Pires Noronha, foi agraciado com o "Prêmio Tese Destaque USP 2011".

Alexandre Guiote é jornalista, doutor em Filosofia da Informação pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), com a tese El efecto Wikipedia: cómo la creación colectiva actúa en los procesos comunicativos.  Sua experiência como pesquisador no campo das novas tecnologias está relacionada a temas como criação coletiva, auto-organização, complexidade, emergência, web semântica, ontologia, web 2.0 e métodos de análise digital. Como jornalista trabalhou em diferentes meios de comunicação, como o Jornal do Brasil (JB).  É autor do livro La creación colectiva de mensajes informativos en la Web 2.0: el caso Wikipedia, publicado em espanhol pela European Foundation for Information Society, por ocasião dos prêmios Euroeditions 2009.

 

César Viana é jornalista (UFJF) e doutor em Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) e professor do curso de Biblioteconomia da UFG. É autor de Redes Sociales y modelos de agencias ciudadanas de comunicación, estudo sobre usos e tendências das redes sociais no Brasil, México e Espanha, e de La Comunicación para la Educación a Distancia La Experiencia de Pequenas Empresas Grandes Negócios,  ambos publicados pela UAB. Já atuou como locutor, repórter, editor e apresentador em programas de TV, documentários e séries como Pequenas Empresas Grandes Negócios, SPTV (Globo), Estação Rural (Canal Futura), Global Local (TVE 2, Espanha), Jacques Cousteau, Planeta Vivo, Vida Selvagem (BBC, Altaya e Planeta) e Enciclopédia do Patrimônio da Humanidade (Unesco, Deutsche Welle). Coordenou a criação editorial e os fluxos de conteúdos em projetos web como Globo.com/pegn, Mercantil.com e SebraeSP.

 

Sobre o projeto Mídia e Vivências Digitais:

 

Aos milhões, pessoas interconectadas do mundo inteiro aderem aos modos e às culturas aliadas aos serviços online de convivência social. Surgem novos fluxos de audiência, oportunidades de negócio, sistemas de educação e também de criação coletiva que podem ser mais bem ajustadas aos interesses comunitários locais.

 

Neste sentido, o projeto Mídia e Vivências Digitais reúne pesquisadores, professores, especialistas, estudantes e demais interessados em buscar os melhores moldes para a esfera pública digital favorecendo a colaboração e a governança coletivas.

 

Tal como as ruas, as praças ou quaisquer outros espaços públicos de convivência, o âmbito digital representa e aglutina as mais diversas linguagens, formatos, aplicações ou múltiplas funções capazes de produzir conhecimento e riquezas.

 

As ações desse projeto são com o intuito de preparar pessoas para lidar com uma realidade cada vez mais diversificada e pujante. Nos últimos dez anos foram registrados relevantes índices de crescimento: 79,9 milhões de brasileiros passaram a ter acesso a Internet e o comércio eletrônico cresceu em média 43,5% ao ano no Brasil. Ainda há muito espaço para desenvolvimento e para a inclusão de mais brasileiros nesses processos.