Congresso Goiano em Inovação Tecnológica, Bioenergia e Desenvolvimento Sustentável

Evento

/e/10116-congresso-goiano-em-inovacao-tecnologica-bioenergia-e-desenvolvimento-sustentavel

: Federação das Insdústrias do Estado de Goiás/FIEG

: 24 a 25 de Setembro 2008

A Rede de Pesquisa em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (REPPITTEC), da qual faz parte a UFG, realizará nos próximos dias 25 e 26 de setembro, em Goiânia, o Congresso Goiano em Inovação Tecnológica, Bioenergia e Desenvolvimento Sustentável. O tema do evento, que será realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), abordará o tema "Inovação tecnológica, energia e sustentabilidade".
 
A conferência de abertura do congresso, única etapa do evento que não será realizada no auditório da FIEG, será ministrada, na noite do dia 24 de setembro, pelo ex-deputado federal Fábio Feldman, que durante sua vida legislativa foi autor de várias leis na área de educação ambiental, proteção da Mata Atlântica, auditoria e impacto ambiental, entre outras ligadas ao meio ambiente. Dentre as principais leis elaboradas pelo ex-deputado destacam-se a Lei de Redução de Emissões de Poluentes por Veículos, a Política Nacional de Educação Ambiental e a Lei de Acesso Público aos Dados e Informações Ambientais.
 
Segundo a organização do evento, a inovação tecnológica e o conhecimento passaram a ser requisito fundamental da competição internacional, definindo a competitividade entre os indivíduos, passando pelas empresas, até as nações e demais regiões. Assim, o congresso busca fortalecer os laços de cooperação entre as instituições nacionais de pesquisa científica e tecnológica e seus respectivos núcleos de inovação, de forma a contribuir para a capacitação e qualificação dos participantes em temáticas sobre gestão da inovação, desenvolvimento energético e sustentabilidade.

Os interessados em apresentar trabalhos ou em participar dos painéis e minicursos podem inscrever-se gratuitamente pelo site do congresso (www.reppittec.org.br/congresso). Informações adicionais pelo telefone (62)3946-1074 ou pelo email contato@reppittec.org.br. Confira abaixo a programação completa do evento:

 

24 de Setembro - Quarta Feira

NOTURNO
20:00 - Arbetura Solene do Congresso - Convidados
Palestrante convidado: Fábio Feldman
Tema: Inovação Tecnológica, Bioenergia e Desenvolvimento Sustentável.
Local: Auditório do Escritório Carraro Advogados Associados S/S.
25 de Setembro - Quinta Feira

MANHÃ
08:00 - Credenciamento e entrega de material- recepção dos participantes
09:00 - Cerimônia de Abertura -
Prof. Dr. Nivaldo dos Santos – Coordenador Geral do NUPATTE-GO
(Representante: universidade)
Paulo Afonso Ferreira – Presidente da FIEG
(Representante: empresa)
Prof. Dr. Leonardo Guerra de Rezende Guedes – Presidente da FAPEG
(Representante: governo)
09:30 – Painel I – MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS E IMPACTOS NO SETOR AGRÍCOLA NACIONAL
Conferencistas: André Simões
Doutor em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e pós-doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2006). Atualmente é pesquisador associado do Centro Clima/COPPE/UFRJ, além de pesquisador colaborador e professor credenciado da Unicamp.
Moderadora: Maria Cristina Tárrega Vidotte Blanco
Doutora em Direito, cursa pós-doutorado na Universidade de Coimbra (2007/2008). É professora adjunta da Universidade Federal de Goiás e atua no Programa de Mestrado da Universidade de Ribeirão Preto. Pesquisadora com bolsa produtividade do CNPq. Atua em Grupos de Pesquisa (2000-atual). Trabalha com Hermenêutica Constitucional, Direitos Humanos, Direitos Coletivos e Direito Empresarial.
10:40 - Coffee-Break
11:00 – PAINEL II - CRÉDITOS DE CARBONO E PROJETOS MDL – DESAFIOS PÓS-KYOTO
Conferencistas: Jean Marie Lambert
Graduação - Ciências Econômicas, Univ. Heidelberg, Alemanha; mestre em Direito Internacional pela Universidade de Bruxelas; doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Liège (Bélgica) e prof. de Direito Internacional e Direito das Mudanças Climáticas-UCG.

Moderadora: Taís Seibit
Graduada em Direito -UCG. Pós-graduada pela Universidade Cândido Mendes - RJ em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. MBA em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental pela Faculdade Oswaldo Cruz - RJ. Mestranda em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Universidade Católica de Goiás. Auditora Ambiental Internacional pelo JPD Environmetal of London-UK. Auditora Interna da Qualidade (ISO 9001:2001). Especialista em Creditação de Carbono e Neutralização de Carbono. Projetista em MDL Florestal. Docente da Faculdade Católica de Anápolis em Direito Ambiental. Consultora da EcoAdvance do Grupo Econcern.

Almoço Livre
TARDE
14:00 – MINICURSO – MÓDULO I – Mercado Internacional de Créditos de Carbono: O Brasil como um dos principais países hospedeiros de projetos MDL
15:50 - Coffee-Break
16:10 – MINICURSO – MÓDULO II - Os biocombustíveis no cenário internacional
18h00min – Encerramento das atividades
26 de Setembro - Sexta Feira

MANHÃ
09:00 – Painel III – BIOENERGIA, AGRONEGÓCIO e INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Conferencistas: Francelino Grando
Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia. Professor adjunto do Departamento de Ecologia da Universidade Federal de São Carlos. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Direito Econômico, é doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ex-professor de Economia Política da Faculdade de Direito de Cachoeiro do Itapemirim – ES e professor efetivo da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo, áreas de Direito Civil e Direito Comercial.
Conferencistas: Reginaldo Minaré
Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. Advogado e assessor jurídico da Senadora Kátia Abreu (DEM-TO) e diretor jurídico da ANBio. Assessor do deputado federal Darcísio Perondi e do senador Álvaro Dias. Assessor para Biossegurança Período: setembro/2003 – janeiro/2005. Assessor jurídico da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio. Período: agosto/2001 – agosto/2003.
Moderador: Nivaldo dos Santos
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (1985), mestrado em História das Sociedades Agrárias pela Universidade Federal de Goiás (1992) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Goiás, professor titular da Universidade Federal de Goiás, secretário especial de ciência e tecnologia do Instituto Goiano de Direito Ambiental, e diretor de desenvolvimento da Associação Goiana dos Advogados.
10:10 - Coffee-Break
10:30 – Painel IV -INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: Patentes para inovações incrementais
Conferencistas: Denis Barbosa
Advogado no Rio de Janeiro. Bacharel em Direito (1971) e doutor em Direito Internacional e Integração Econômica pela UERJ, Mestre em Direito pela Columbia University, de Nova York, e mestre em Direito Empresarial pela UGF. Procurador do Município do Rio de Janeiro, aposentado. Professor do Mestrado Profissional da Academia de Propriedade Intelectual e Inovação do INPI e nos cursos de pós-graduação em Propriedade Intelectual da PUC/RJ e PUC/RS, UERJ, USP, FGV-SP, FGV-RJ, FAAP, Faculdade Metropolitana de Curitiba e Centro de Extensão Universitária (SP). Autor ou co-autor de Direito da Inovação, Lumen Juris, 2006, e de mais 31 livros.

Moderador: Fábio Carraro
Advogado. Sócio do Carraro Advogados Associados S/S. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Juiz do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás. Membro da Associação Brasileira da Propriedade Industrial – ABPI. Membro do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Luiz Olinto.

Almoço Livre
TARDE
14:00 – MINICURSO – MÓDULO III - Introdução à Propriedade Intelectual: Patentes e Transferência de Tecnologia
15:50 - Coffee-Break
16:10 – MINICURSO - MÓDULO IV – Indicações geográficas como ferramenta de desenvolvimento e competitividade do agronegócio goiano
18h00min – Encerramento das atividades – entrega de certificados.